Vigília Pascal

Vigília Pascal e Domingo de Páscoa, ressurreição de Jesus
aqui

Meus irmãos e irmãs em Cristo,

Hoje, reunidos nesta sagrada Vigília Pascal, somos convidados a testemunhar a grande vitória de Cristo sobre a morte e o pecado. Nesta noite abençoada, celebramos a ressurreição de Jesus, a luz que dissipa as trevas e traz esperança e vida nova a todo o mundo. É uma ocasião de grande alegria e exultação, pois o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia!

Ao longo das Sagradas Escrituras, encontramos passagens que nos conduzem ao coração da mensagem da Vigília Pascal, revelando o poder transformador da ressurreição de Jesus. Uma dessas passagens encontra-se no Evangelho segundo Mateus, capítulo 28, 5-7:

“Mas o anjo disse às mulheres: ‘Não tenham medo! Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Venham ver o lugar onde ele jazia. Vão depressa e digam aos discípulos dele: Ele ressuscitou dos mortos e está indo adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês o verão.’ Agora eu lhes disse.”

Essas palavras do anjo às mulheres no túmulo vazio nos revelam a grande notícia da ressurreição de Jesus. O túmulo está vazio porque Cristo venceu a morte e o poder do mal. Ele ressuscitou conforme havia prometido, e essa é a mensagem de esperança que celebramos nesta Vigília Pascal.

Além disso, o Apóstolo Paulo, em sua Primeira Carta aos Coríntios, capítulo 15, 20-22, nos diz:

“Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem… Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.”

Essas palavras do Apóstolo Paulo nos lembram que a ressurreição de Cristo é o fundamento de nossa própria esperança de vida eterna. Assim como Cristo ressuscitou dos mortos, também nós seremos vivificados nele. A morte não é o fim, mas sim o início de uma vida nova em comunhão com Deus.

Nesta Vigília Pascal, somos convidados a renovar nossa fé na ressurreição de Cristo e a nos comprometermos a viver como testemunhas de sua vitória sobre a morte. Que possamos acolher a luz de Cristo em nossas vidas, deixando que ela dissipe as trevas do pecado e da desesperança.

Que a celebração da Vigília Pascal nos encha de alegria e gratidão pelo dom da salvação em Cristo. Que possamos proclamar com fervor: “Cristo ressuscitou! Verdadeiramente ressuscitou!” E que essa boa notícia ecoe em nossos corações e em todo o mundo, transformando vidas e renovando a esperança.

Que o Senhor ressuscitado nos abençoe e nos guarde, hoje e sempre. Amém.

+Anuar Battisti
Arcebispo Emérito de Maringá (PR)