Nossa Senhora de Fátima

1113
Nossa Senhora de Fátima

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Neste dia 13 de maio celebramos o dia de Nossa Senhora de Fátima, um dos títulos dado a Mãe de Jesus, diante dos inúmeros lugares onde Ela se manifestou seja para chamar atenção de algum ponto da revelação ou mesmo para que as pessoas tivessem mais fé no seu Divino Filho Jesus. Nossa Senhora vem em auxílio dos mais pobres, escravos e pecadores e revela em seu olhar o rosto misericordioso de Deus, e faz com que aqueles que não acreditavam no seu Filho, passem a acreditar e acreditando começassem a respeitar aqueles que estavam ao seu serviço.

Esse mês de maio é por excelência o mês Mariano, pois no dia 13 celebramos Nossa Senhora de Fátima e dia 24 Nossa Senhora Auxiliadora, que nos auxilia nos momentos difíceis e outras festas marianas, como a Visitação de Maria a Isabel. Nesse mês somos convidados, ainda mais, a rezar o terço todos os dias, uma porque é o mês mariano por excelência e segundo porque Nossa Senhora de Fátima traz em suas mãos o Rosário, e um dos pedidos de Nossa Senhora de Fátima é que rezássemos o Santo Rosário todos os dias, para nos trazer a paz e estarmos mais perto de Deus.

Por isso o título certo de Fátima é Nossa Senhora do Rosário de Fátima, ao rezar o terço oferecemos “rosas” a Nossa Senhora e agradecemos por tantos benefícios pelos quais ela intercede. As manifestações e os títulos dados a Nossa Senhora, nada acrescentam à revelação do que é essencial para a salvação, porém a igreja costuma examinar esses eventos para aprovar o culto naquele lugar ou igreja. É claro tem que ter comprovações e com Fátima não é diferente.

As manifestações de Nossa Senhora sempre serviram para ser um sinal à humanidade. Em Portugal, a Virgem Maria se manifestou aos três pastorinhos em Fátima, de maio a outubro de 1917. Ao se manifestar a eles, na Cova da Iria, revela-lhes três segredos que mudaria a história da humanidade e quando eles fossem revelados a humanidade teria que ficar atenta e mudar as suas atitudes.

Segundo relato dos próprios pastorinhos, a visão era de uma “Senhora mais brilhante que o Sol”, e em suas mãos pendia um Rosário. Serena e tranquila disse às crianças: “Vim para pedir que venhais aqui seis meses seguidos, sempre no dia 13, a esta mesma hora. Depois vos direi quem sou e o que quero. Em seguida, voltarei aqui ainda uma sétima vez.”

E as manifestações aconteceram nos meses seguintes conforme o prometido. Antes de ir embora, Nossa Senhora de Fátima ainda ressaltou: “Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo, e o fim da guerra.”

Este último pedido de Nossa Senhora pedindo que eles rezassem o terço suplicando o fim da guerra, é porque estava em meio a primeira Guerra Mundial e eles deveriam rezar o terço pedindo a paz para o Mundo. Podemos reportar aos dias de hoje esse pedido de Nossa Senhora, em que estamos no meio de uma “Guerra silenciosa” contra o corona vírus que já matou milhares de pessoas e está afetando o Mundo todo. Podemos hoje atender esse pedido de Nossa Senhora de Fátima rezando o terço todos os dias pedindo o fim dessa pandemia, e que tão logo possamos voltar a nossa vida normal. Foi esse também o pedido do Papa Francisco para que intensificássemos a oração do terço neste mês, inclusive, escrevendo duas orações para que as rezemos ao final do terço.

Nossa Senhora na terceira vez que se manifestou aos pastorinhos prometeu um milagre para que o povo acreditasse nas crianças. Muitas pessoas não acreditavam no que as crianças diziam, achando que estavam “vendo coisas”, e como dissemos a Igreja inclusive precisa avaliar bem a verdade dos fatos, antes de declarar um “título Mariano”, não foi diferente em Fátima. E na última manifestação, em 13 de outubro, o milagre aconteceu. Havia com as crianças mais de 70.000 pessoas e em meio à multidão, do meio das nuvens negras, o sol surgiu e começou a girar sobre si mesmo como se fosse uma imensa bola de fogo.

No lugar onde Nossa Senhora se manifestou foi erguido o Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, assim como temos o costume de marcar esses locais onde ela se manifesta ou é encontrada a sua imagem, como é Aparecida. Esses locais ajudam para que muitas pessoas possam ter acesso para alcançar a salvação e o perdão de seus pecados. No Brasil temos muitas Igrejas dedicadas a Nossa Senhora de Fátima, temos uma colônia portuguesa grande no Brasil, inclusive até Santuários Grandes com o título de Nossa Senhora de Fátima. É claro que devido a Pandemia não poderemos estar fisicamente na Igreja, mas podemos rezar de casa, acompanhando as celebrações pelas mídias católicas Rádio e TV e, também, rezando o terço pedindo ao Mundo todo o fim dessa Pandemia, como nos pediu o Santo Padre o Papa Francisco para que rezássemos neste mês de maio o terço pessoalmente e, em família.

Lúcia uma das “pastorinhas” que Nossa Senhora se manifestou foi a última a morrer e revelou o terceiro segredo de Fátima para o Mundo. Os dois Pastorinhos que morreram adoslescentes foram beatificados pelo Papa São João Paulo II, no ano de 2000, ao fazer 100 anos dessa manifestação de Nossa Senhora. Em 2017, o Papa Francisco os canonizou, a 13 de maio.

Irmã Lúcia, prima dos dois pastorinhos, faleceu em 2005, no Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra. Um ano depois, seu corpo foi transladado para Fátima, repousando junto com sua prima Jacinta. O seu processo de beatificação iniciou anos depois, ainda com o falecido bispo de Coimbra, Dom Albino Mamede Cleto. E justamente neste último segredo Nossa Senhora pede que cultuassem o seu “Imaculado coração” que seria o caminho que conduz a Deus.

A mensagem que fica e continua sendo atual até mesmo nos dias de hoje é que Nossa Senhora de Fátima veio nos lembrar que Deus existe, nos ama e quer nos salvar desse mundo devastado pela guerra e pela fome. Devemos ter fé e sempre lembrar de suas palavras quando tudo parecer perdido ou sem solução.

Tenhamos fé em Deus e, com a intercessão de Nossa Senhora experimentemos a salvação que Deus quer nos dar. Juntos com eles vamos atravessar esse período difícil para todos nós, e quando tudo parecer perdido, como parece que está até o momento, e, através da nossa fé neles encontraremos a solução para tudo isso.

Celebremos como amor esse dia 13 de maio, e dediquemos a ela esse mês mariano, rezando o terço, suplicando pelo fim da pandemia do COVID 19 e pedindo paz para o Mundo. Fátima é o altar do mundo, como é chamado. Que Maria a Mãe de Jesus interceda por nós. Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós e nos dê saúde do corpo e da alma!

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ