Mensagem aos sacerdotes

“ Como Eu vos amei, amai-vos também”

Dia do padre e mensagem aos sacerdotes

Amados sacerdotes, abram o coração e a mente a Jesus e aprenda a ser sacerdotes segundo Cristo e não apenas ligados a rituais ou templos.

1– Na quinta-feira Santa Jesus nos deixou 3 grandes presentes.

a) O mandamento do amor. Deus é amor (Jo 4. 8 – 16). Criou-nos por amor, salvou-nos por amor e quer-nos amar sempre, nos quer junto Dele eternamente, nos céus.

Cristo se encarnou, por amor, sofreu e morreu por amor. Mas antes de morrer, celebrou com os seus a Eucaristia: a nova e eterna aliança. No fundo, Cristo é o único sacerdote, porque o sumo sacerdote (Hb 5,10; 6,20; LG 10) e nós dele participamos por vocação, Ele é o único mediado entre Deus e os homens (Tm 2,5) ofereceu sua vida como oblação salvífica. Jesus, por sua vez, chamou os doze apóstolos e os enviou pelo mundo todo (Mt 28,19) para evangelizar, pregando o Evangelho e mandando batizar em nome da Trindade. Jesus chamou os doze e estes impuseram sobre os sucessores deles. Então o sacerdócio de Cristo passou pelos apóstolos e deles aos bispos e seus sucessores e destes aos presbíteros e assim até hoje. Estes agem “in persona Christi capitis”.

Porque o sacerdócio? Para que o poder e a missão de Cristo chegassem até nós, hoje. Para que a Eucaristia pudesse ser celebrada até os fins dos tempos, mas foi na última ceia que Jesus tendo reunido os doze a mesa, lhes disse: “Isto é o meu corpo… Este é o cálice do meu sangue”. Fazei isso em memória de mim. E é isso que a Igreja faz. Pela Palavra leva a mensagem de Cristo e pela Eucaristia alimenta os que aceitaram a Palavra. Pela Eucaristia Jesus nos deixou tudo: Ele mesmo como alimento da nova aliança. A Igreja convoca seus filhos pata que da Eucaristia se alimentem na adoração lhe prestem o culto devido. (Latrêutico). O povo de Deus é um povo Eucarístico.

Possa, portanto, a quinta-feira santa ser o dia onde os cristãos se unem ao Salvador para ouvi-lo e agradecer-lhe pelos dons recebidos e valoriza-los sempre mais.

A pandemia certamente esfriou um pouco o ardor Eucarístico. Devemos cuidar, porque muitos dirão, na pandemia não precisávamos participar tantas vezes da missa, então agora isso já se tornou costume a ser seguido. Tornar-se à costume? Não. Nunca. Enfraquecidos pela diminuição da audição da Palavra de Deus e da recepção da Eucaristia, mais do que nunca, devemos crescer no amor ao Salvador. Agradeçamos então, pela instituição dos sacramentos do sacerdócio, da Eucaristia bem como pela vivência do mandamento do amor, como seu ensinamento. “Como Eu vos amei” (Jo. 15,12). Não esqueçamos ainda, que ligou o seu mandamento ao lava-pés, portanto, a necessidade do amar servindo. Ele deu o exemplo. O melhor aprendamos friso, no entanto, que Cristo não quis agir como se fosse mestre da lei, mas como criador de um novo modo de ser, amar e agir: trouxe uma novidade tão grande que ainda não conseguimos reproduzir.

Conclusão: A Quinta-feira Santa mostrou quem Cristo é, e quem nós devemos tornar-nos. Abramos o coração e a mente a Ele: e nos tornaremos cristãos renovados, não apenas batizados. Aprenderemos a ser sacerdotes segundo Cristo e não apenas ligados a rituais ou templos.

         Contra estes, Cristo investiu ontem e continua hoje a fazê-lo.

+ Carmo João Rhoden.

Bispo Emérito de Taubaté.

Presidente da Pró saúde.