“Você é o sal da terra e a luz do mundo”
Escritura: Mateus 5: 13-1613 “Tu és o sal da terra; mas se o sal perde o seu paladar, como é que a sua salinidade é restaurada? Já não é bom nada senão ser lançado fora e pisado pelos homens. 14” Tu és a luz do mundo. Uma cidade situada numa colina não pode ser escondida. 15 nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no candelabro, e assim ilumina a todos os que estão na casa. 16 Que a tua luz brilhe diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o Pai que está nos céus.
Estudo do Evangelho : Jesus usou imagens comuns, como sal e luz, para transmitir verdades extraordinárias. O que o sal e a luz têm para nos ensinar sobre Deus e seu reino na terra? O sal era uma mercadoria valiosa no mundo antigo. As pessoas negociavam com ele, como nós negociamos com ouro e estoque. O sal também serviu a um propósito muito útil em climas quentes antes da invenção da eletricidade e da refrigeração. O sal não só dava sabor aos alimentos, mas também preservava a carne de estragar. Jesus usou a imagem do sal para descrever como seus discípulos devem viver no mundo. Como o sal purifica, preserva e penetra, assim o discípulo deve ser tão salgado no mundo da sociedade humana para purificar, preservar e penetrar nessa sociedade para o reino de Deus e da sua justiça e paz. Jesus também usou a imagem da luz e uma lâmpada para promover sua ilustração. Lâmpadas no mundo antigo serviram uma função vital, assim como fazem hoje. Eles permitem que as pessoas vejam e trabalhem no escuro e evitem tropeçar. Os judeus também entendiam “luz” como uma expressão da beleza interior, verdade e bondade de Deus. À sua luz, vemos a luz (Salmo 36: 9). Sua palavra é uma lâmpada que guia nossos passos (Salmos 119: 105). A graça de Deus não apenas ilumina as trevas em nossas vidas, mas também nos enche de luz espiritual, alegria e paz. Jesus usou a imagem de uma lâmpada para descrever como seus discípulos devem viver à luz de sua verdade e amor. Assim como a luz natural ilumina as trevas e nos permite ver visualmente, a luz de Cristo brilha nos corações dos crentes e nos permite ver a realidade celestial do reino de Deus. De fato, nossa missão é sermos portadores de luzde Cristo para que outros possam ver a verdade do evangelho e se libertar da cegueira do pecado e do engano. Jesus observa que nada pode permanecer oculto ou secreto. Podemos tentar esconder as coisas dos outros, de nós mesmos e de Deus. Quão tentador é fechar os olhos das conseqüências de nossos caminhos pecaminosos e maus hábitos, mesmo quando sabemos quais são essas conseqüências. E como é tentador
escondê-los dos outros e até mesmo de Deus. Mas, no entanto, tudo é conhecido por Deus que vê tudo. Há grande liberdade e alegria para aqueles que vivem na luz de Deus e que buscam essa verdade. Aqueles que ouvem a Deus e atendem sua voz receberão mais dele. Você conhece a alegria e a liberdade de viver na luz de Deus?
“Senhor, você me guia pela luz da sua verdade salvadora. Encha meu coração e minha mente com sua luz e verdade e me liberte da cegueira do pecado e do engano para que eu possa ver seus caminhos claramente e entender sua vontade para a minha vida. Posso irradiar sua luz e verdade para os outros em palavras e ações ”.