Dinâmica: Eu e a quaresma

Objetivos:

Levantamento de expectativas individuais, compromisso com si próprio, percepção de si, autoconhecimento, sensibilização, reflexão, automotivação, absorção teórica.
Número de participantes: Indiferente.
Recursos: Envelope, papel sulfite, caneta.
Tempo: 20 min.

Instruções:

A dinâmica deve ser realizada no início da Quaresma. Na ocasião, fazer a leitura do texto “O que significa a palavra “Quaresma” e, em seguida, conceder de 5 a 10 minutos para silêncio interior (reflexão / interiorização).

Individualmente, cada participante escreve uma carta a si próprio, como se estivesse escrevendo a seu (sua) melhor amigo(a).

Dentre os assuntos da carta, deverá abordar: como se sente no momento, o que espera do período da Quaresma, como espera estar pessoal e espiritualmente daqui a 46 dias.

Destinar o envelope a si próprio (nome e endereço completo para remessa).

O Facilitador recolhe os envelopes endereçados, cola-os perante o grupo e, após 46 dias aproximadamente, remete ao participante (via correio ou malote).

O que significa a palavra “Quaresma”?

O nome Quaresma vem da contração da palavra latina quadragésima, referente ao quarentésimo dia que encerrava esse período. O número quarenta tem um simbolismo próprio na tradição bíblica e, resumidamente, evoca um grande período de tempo. A duração de quarenta dias rememora os “quarenta anos” de peregrinação dos hebreus no deserto após sua saída do Egito.A palavra evoca também os “quarenta dias” de jejum passados no deserto por Jesus, entre o seu batismo e o começo de sua vida pública. E a métrica simbólica do quarenta marca o calendário católico, seus dias santos e de tabela os feriados do ano civil. Os domingos não fazem parte da Quaresma e não são contados. Na prática, a Quaresma não dura quarenta dias e estende-se sobre quarenta e seis.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !