Mateus 3m 13-17 o batismo de Jesus

aqui

“Este é o meu amado Filho, com quem me comprazo”

Escritura: Mateus 3, 13-1713 Então Jesus veio da Galileia ao Jordão, até João, para ser batizado por ele. 14 João o teria impedido, dizendo: “Preciso ser batizado por você e você vem a mim?” 15 Jesus, porém, respondeu-lhe: Assim seja agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu. 16 E quando Jesus foi batizado, ele subiu imediatamente da água, e eis que os céus se abriram e ele viu o Espírito de Deus descendo como uma pomba, e pousando nele; 17 e eis que uma voz do céu dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo.


Estudo do Evangelho : Por que Jesus, o sem pecado, se submeteu ao batismo de João? João pregou um batismo de arrependimento pelo perdão dos pecados (Lucas 3: 3). Nesta humilde submissão, vemos um prenúncio do “batismo” de sua morte sangrenta na cruz. O batismo de Jesus é a aceitação e o começo de sua missão como servo sofredor de Deus. Ele se permitiu ser contado entre os pecadores. Jesus se submeteu inteiramente à vontade de seu pai. Por amor ele consentiu neste batismo de morte para a remissão dos nossos pecados. Você conhece a alegria da confiança e submissão a Deus?

O Pai proclamou todo o seu prazer em seu Filho e falou audivelmente para todos ouvirem. O Espírito Santo também estava presente quando ungiu Jesus para o seu ministério, que começou naquele dia quando ele se levantou das águas do rio Jordão. Jesus será a fonte do Espírito para todos os que vierem a acreditar nele. No seu batismo os céus foram abertos e as águas foram santificadas pela descida de Jesus e do Espírito Santo, significando o começo de uma nova criação.

Como podemos entrar no mistério da humilhação e do batismo humildes de Jesus? Gregório de Nazianzo, um pai da Igreja do século VII nos diz: “Sejamos sepultados com Cristo pelo Batismo para nos levantarmos com ele; vamos descer com ele para ser ressuscitado com ele; e vamos nos levantar com ele para sermos glorificados com ele. “Você quer ver mudanças em sua vida? E você quer se tornar um instrumento mais eficaz do evangelho? Examine a humildade de Jesus e peça ao Espírito Santo para forjar essa mesma Como você faz, o céu se abrirá para você também.O Senhor está sempre pronto para nos renovar em seu Espírito e nos ungir para a missão.Nós somos chamados a ser “luz” e “sal” para aqueles que estão ao redor O Senhor quer que seu amor e sua verdade brilhem através de nós para que outros possam ver a bondade e a verdade da mensagem de salvação de Deus.

“Senhor, enche-me com o teu Espírito Santo e inflama o meu coração com a alegria do evangelho. Que eu tenha alegria em procurar agradar-te, assim como encontraste alegria em satisfazer o teu Pai”.