O tolo vai perder a festa de casamento do céu
Escritura: Mateus 25, 1-1 Parábola das virgens prudentes
31 “Então o reino dos céus será comparado a dez donzelas que pegaram suas lâmpadas e foram ao encontro do noivo. 2 Cinco delas eram tolas, e cinco eram sábias. 3 Porque, quando as tolas pegavam suas lâmpadas, não levavam azeite com 4 mas as prudentes levaram frascos de azeite com as lâmpadas. 5 Demorando o noivo, todos cochilaram e dormiram. 6 Mas à meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! Sai ao encontro dele. 7 Então todas aquelas moças se levantaram e prepararam suas lâmpadas. 8 E as insensatas disseram às prudentes: Dê-nos um pouco do seu azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando. 9 Mas as prudentes responderam: ‘Talvez não haja o suficiente para nós e para vocês; vão antes aos comerciantes e comprem para vocês.’ 10 Enquanto iam comprar, veio o noivo e os que estavam prontos entraram com ele à festa de casamento; e a porta foi fechada. 11 Depois vieram também as outras moças, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. 12 Ele, porém, respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço. 13 Vigiai, portanto, porque não sabeis nem o dia nem a hora.
Meditação:Você está perdendo o que é mais importante na vida? Estar despreparado pode levar a muitos problemas desnecessários e até a consequências desastrosas! De que serve um colete salva-vidas deixado na costa quando o barco está afundando? A história de Jesus sobre dez garotas tolas parece estranha para os ocidentais de hoje. Mas seu público sabia muito bem como isso poderia acontecer com eles facilmente.
Os costumes do casamento na antiga Palestina exigiam vigilância e preparação extra para todos os envolvidos. (Algumas aldeias próximas ao leste ainda seguem esse costume.) A noiva e o noivo não viajaram para a lua de mel, mas comemoraram por uma semana inteira com a família e amigos. Era costume o noivo vir a seu critério, pegar sua noiva e levá-la à festa de casamento. Se ele viesse à noite, lâmpadas eram necessárias por necessidade.
Aparecer para uma festa à noite sem roupa nupcial e lâmpada é como comparecer a uma peça ou filme que exige reserva e ingresso. Você simplesmente não entra sem o passe adequado. Você pode imaginar a frustração que alguém sente ao viajar para o exterior e descobrir que não pode entrar em algum país porque não tem um passaporte ou visto válido.
Jesus nos avisa que há consequências por não estar preparado. Existem certas coisas que você não pode obter no último momento. Por exemplo, um aluno não pode se preparar para o exame quando o dia do teste está chegando. Uma pessoa não pode obter o tipo certo de caráter ou habilidade exigida para uma tarefa em mãos, a menos que já os possua. Nosso bem-estar eterno depende de ouvirmos, e muitos se treinaram para não ouvir. Não estaremos preparados para encontrar o Senhor, face a face, quando ele nos chamar no dia do julgamento, a menos que o ouçamos hoje. O Senhor nos convida a festejar em sua mesa de banquete. Você está pronto?
“Senhor, torna-me vigilante e atento à Tua voz para que eu possa ouvir o teu chamado em todos os momentos. Que eu possa encontrar alegria em sua presença e prazer em fazer sua vontade. ”