Mateus 16: 13-23 A declaração de Pedro sobre Jesus

“A carne e o sangue não te revelaram isso, mas meu Pai que está nos céus”

Escritura: Mateus 16: 13-2313 Ora, quando Jesus entrou no distrito de Cesare’a Philip’pi, perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens que é o Filho do homem?” 14 E eles disseram: “Uns dizem João Batista, outros dizem Elias, e outros Jeremias ou um dos profetas”. 15 Ele lhes disse: “Mas quem vocês dizem que eu sou?” 16 Simão Pedro respondeu: “Vós sois o Cristo, o Filho do Deus vivo”. 17 E Jesus respondeu-lhe: Bendito és tu, Simão ! Porque isso não te revelou carne e sangue, mas meu Pai que está nos céus. 18 E digo-te, tu és Pedro, e nesta pedra eu edificarei minha igreja, e os poderes da morte não prevalecerão contra ela.19 Eu te darei as chaves do reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. ”20 Então ele ordenou estritamente aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Cristo. 21 Desde então, Jesus começou a mostrar aos seus discípulos que ele deveria ir a Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos e principais sacerdotes e escribas, e ser morto, e no terceiro dia ser ressuscitado.22 E Pedro o tomou e começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus me livre, Senhor! Isso nunca acontecerá com você. “23 Mas ele se virou e disse a Pedro:” Afaste-se de mim, Satanás! Você é um obstáculo para mim; pois você não está do lado de Deus, mas dos homens. ” e ser morto, e no terceiro dia ser ressuscitado. 22 E Pedro o tomou e começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus me livre, Senhor! Isso nunca acontecerá com você”. 23 Ele, porém, voltou-se e disse a Pedro: «Afasta-te de mim, Satanás! Tu és um estorvo para mim; porque não estás do lado de Deus, mas dos homens». e ser morto, e no terceiro dia ser ressuscitado. 22 E Pedro o tomou e começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus me livre, Senhor! Isso nunca acontecerá com você”. 23 Ele, porém, voltou-se e disse a Pedro: «Afasta-te de mim, Satanás! Tu és um estorvo para mim; porque não estás do lado de Deus, mas dos homens».

Meditação: Em um momento oportuno, Jesus testa seus discípulos com uma pergunta crucial: Quem os homens dizem que eu sou e quem você diz que eu sou?   Ele foi amplamente reconhecido em Israel como um homem poderoso de Deus, mesmo sendo comparado ao maior dos profetas, João Batista, Elias e Jeremias. Pedro, sempre rápido em responder, exclamou que era o Cristo, o Filho do Deus vivo. 

Nenhum ser mortal poderia ter revelado isso a Pedro; mas apenas Deus. Jesus então confere a Pedro autoridade para governar a igreja que Jesus construiria, uma igreja que nenhum poder superaria. Jesus brinca com o nome de Pedro, que é a mesma palavra para “rocha” tanto em aramaico quanto em grego. Chamar alguém de “pedra” é um dos maiores elogios. Os antigos rabinos tinham um ditado que quando Deus viu Abraão, ele exclamou: “Eu descobri uma rocha para fundar o mundo”. 

Por meio de Abraão, Deus estabeleceu uma nação para si mesmo. Pela fé, Pedro entendeu quem Jesus realmente era. Ele foi o primeiro apóstolo a reconhecer Jesus como o Ungido ( Messias e Cristo ) e o Filho unigênito de Deus. O Novo Testamento descreve a igreja como uma casa espiritual ou templo com cada membro unido como pedras vivas (ver 1 Pedro 2: 5). A fé em Jesus Cristo nos transforma em rochas ou pedras espirituais . O Senhor Jesus testa cada um de nós pessoalmente com a mesma pergunta: Quem você diz que eu sou?

“Senhor Jesus, eu professo e acredito que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Tu és o meu Senhor e meu Salvador. Torna a minha fé forte como a de Pedro e dá-me ousadia para falar de ti aos outros para que eles possam conhecê-lo pessoalmente como Senhor e Salvador e crescer no conhecimento do seu amor ”.