Mateus 12, 22-30 É pelo Espírito de Deus que eu expulso os demônios

“Se é pelo Espírito de Deus que eu expulso os demônios, então o reino de Deus veio sobre vocês”


Escritura:   Mateus 12: 22-30

22 Então um endemoninhado cego e mudo foi trazido a ele, e ele o curou, de modo que o mudo falou e viu. 23 E todo o povo maravilhou-se e disse: Será este o Filho de David? 24 Mas quando os fariseus ouviram isso, disseram: “É somente por Be-el’zebul, o príncipe dos demônios, que este homem expulsa os demônios.” 25 Conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo é destruído, e nenhuma cidade ou casa dividida contra si mesma subsistirá; 26 e se Satanás expulsa Satanás, ele está dividido contra si mesmo; como então será o seu reino 27 E, se eu expulso demônios por Be-el’zebul, por quem os expulsam vossos filhos? Por isso eles serão os vossos juízes. 28 Mas, se é pelo Espírito de Deus que expulso os demônios, então o o reino de Deus veio sobre você. 29 Ou como alguém pode entrar em um homem forte? s casa e saqueiam seus bens, a menos que primeiro amarre o homem forte? Então, de fato, ele pode saquear sua casa. 30 Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.

Meditação: Qual condição é pior – cegueira física ou escuridão espiritual? Mateus descreve um homem demonizado que foi levado a Jesus para que pudesse ser curado. Este homem não era apenas fisicamente incapaz de ver ou falar. Ele também estava espiritualmente oprimido. Felizmente, seus amigos o trouxeram para aquele que poderia libertá-lo de sua aflição física e espiritual. Satanás adora manter as pessoas nas trevas e com medo. 

Ele usará todos os meios possíveis, seja uma fraqueza física, uma aflição mental, algum problema emocional ou um vício, para levar as pessoas ao desespero e à amargura, de modo que acabem desconfiando de Deus e de seu amor por elas. Jesus tem o poder de nos libertar de qualquer aflição que possa nos manter presos ao medo, pecado e desespero. Jesus’ capacidade de libertar as pessoas de enfermidades incapacitantes e de doenças espirituais surpreendeu aqueles que testemunharam seus milagres. 

Ninguém havia feito obras tão maravilhosas antes. Quando viram o que Jesus fez, eles se perguntaram abertamente se aquele poderia ser o “Filho de Davi”, um título para o esperado Messias. O Senhor quer que nos aproximemos dele com o mesmo temor e fé expectante daqueles que trouxeram os “cegos e mudos” e oprimidos a Jesus.

Por que as autoridades religiosas reagiram tão negativamente às curas e exorcismos de Jesus? Onde eles têm ciúmes de seu poder espiritual e autoridade? Ou eles se sentiram ameaçados por Jesus estar atraindo as pessoas para si mesmo, e não para elas? Eles foram incapazes de parar ou silenciar Jesus porque as multidões tinham Jesus com grande temor e respeito. 

Alguns dos líderes religiosos tentaram rejeitar a autoridade de Jesus para realizar milagres e exorcismos, alegando que Jesus obteve seu poder de Satanás e não de Deus. Essa foi uma acusação séria que Jesus não pôde ignorar. Jesus respondeu à acusação com dois argumentos. Havia muitos exorcistas na Palestina na época de Jesus. Então Jesus respondeu dizendo que eles também incriminam seu próprio povo (seus familiares e parentes), que também têm o poder de expulsar demônios.

Em seu segundo argumento, Jesus afirma que nenhuma nação, cidade ou casa dividida contra si mesma pode sobreviver por muito tempo. Já testemunhamos conflitos, genocídios e guerras civis suficientes em nosso tempo entre povos e nações que não podem tolerar uns aos outros ou viver pacificamente lado a lado. Conflitos, preconceitos e divisões levam inevitavelmente à desarmonia, hostilidade e lutas amargas.

 Jesus disse que não faria sentido para Satanás dar a outra pessoa o poder e a autoridade para desfazer a cadeia de lealdade que seus exércitos dão exclusivamente a ele. Se Satanás empresta seu poder contra suas próprias forças espirituais, então ele certamente está acabado e seu exército se torna fraco e impotente. Jesus faz outra observação simples: como uma pessoa forte pode ser derrotada exceto por alguém mais forte? Jesus afirmou sua autoridade para expulsar demônios como uma demonstração clara de Deus ‘ s reinado e poder de governar a vida das pessoas. 

O poder de Deus está claramente operando nos exorcismos que Jesus realizou e eles dão evidências de que o reino de Deus chegou. Você quer experimentar a vitória e proteção do Senhor sobre o pecado e a opressão em sua vida? Se você obedecê-lo e se submeter ao seu governo, certamente conhecerá e experimentará sua paz, presença e proteção reais.

Qual é o ponto da história sombria (parábola) de Jesus sobre a casa de um homem forte sendo ocupada por uma força do mal? Nosso inimigo e arquiinimigo de Deus, que é chamado de “Satanás” e o “pai da mentira”, é muito poderoso. A menos que estejamos revestidos da força de Deus, não podemos vencer Satanás por nós mesmos. Satanás procura governar o mundo no lugar de Deus. 

É por isso que ele usa todos os meios que pode para fazer com que obedeçamos a ele e não a Deus. O que Satanás deseja tirar de nós? Nossa fé e confiança em Deus e nossa submissão ao seu governo real. Satanás só pode ter poder ou controle sobre nós se ouvirmos suas mentiras e cedermos à sua vontade. Jesus deixa claro que não existem partidos neutros neste mundo. Somos a favor de Jesus ou contra ele, ou pelo reino de Deus ou contra ele. 

A Escritura nos diz muito claramente que, no final das contas, existem apenas dois reinos em oposição um ao outro – o reino de Deus e o reino das trevas sob o governo de Satanás. Se desconsideramos e desobedecemos a palavra de Deus, abrimos as portas para o poder do pecado e para o engano e controle de Satanás. Se quisermos viver livres dos desejos pecaminosos e da opressão de Satanás, então nossa casa deve ser ocupada por Jesus, onde ele está entronizado como Senhor, Mestre, Salvador e Pastor de nossa alma. 

Você conhece a paz e a segurança de uma vida totalmente submetida a Deus e à sua palavra? Se quisermos viver livres dos desejos pecaminosos e da opressão de Satanás, então nossa casa deve ser ocupada por Jesus, onde ele está entronizado como Senhor, Mestre, Salvador e Pastor de nossa alma. Você conhece a paz e a segurança de uma vida totalmente submetida a Deus e à sua palavra? Se quisermos viver livres dos desejos pecaminosos e da opressão de Satanás, então nossa casa deve ser ocupada por Jesus, onde ele está entronizado como Senhor, Mestre, Salvador e Pastor de nossa alma. Você conhece a paz e a segurança de uma vida totalmente submetida a Deus e à sua palavra?

“Senhor Jesus, tu és a minha esperança, o meu refúgio e a minha salvação. Sê o governante do meu coração e o dono da minha casa. Que não haja nada na minha vida que não esteja sob a tua proteção e senhorio.”

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !