Importância de rezar a Novena de Nossa Senhora da Assunção

Nossa Senhora da Assunção
Material para catequese
Material para catequese

Novena de Nossa Senhora da Assunção

Uma das características que une esse novo normal, que o tempo do coronavírus (Covid 19) impôs, é a possibilidade de podermos rezar mais em família. Nesse sentido quero propor a todos uma Novena preparatória para a Solenidade de Nossa Senhora da Assunção que será celebrada no dia 15 de agosto onde é prescrito, ou em nível nacional, no dia 16, transferida que foi do sábado para o domingo. A tradição de preparação para as festas marianas é comum na igreja oriental que o faz com muitos e belos sinais ao se preparar para a festa da “dormição de Maria”.

É muito importante rezar em família, sobretudo, nesses dias, a novena de Nossa Senhora da Assunção. Ao rezarmos essa novena nos preparamos para contemplar os mistérios de Deus escondidos em Maria e a para compreender a ação de Deus na vida dela e na nossa. A oração em família é, antes de tudo, um ato de amor e gratidão a Deus. Rezaremos em família, primeiramente agradecendo a alegria de termos pais católicos e, em segundo lugar, pedindo a cura da pandemia da COVID-19.

Ao rezarmos a novena de Nossa Senhora da Assunção juntos nos tornamos uma família que reza e que é agradecida a Deus e, ao mesmo tempo, agraciada por Ele. Pedimos nessa novena as mais copiosas bençãos de Deus para a nossa vida e a vida da nossa família e pedimos, também, que Maria Santíssima abençoe e fecunde a nossa família.

Rezando em família vamos imbuir nos nossos filhos o desejo de se tornarem fervorosos e assíduos na oração e isso faz crescer aos poucos o “amor” pela religião. Um lar que cresce e é fundamentado na oração é um lar feliz, pois plantamos nele a semente do bem e do amor, fazendo com que essa semente que plantamos produza os seus frutos, e os filhos transmitam para as gerações vindouras o interesse pela oração.

Se a criança nasce num lar feliz e baseado na oração, assim ela será durante a sua vida, e tendo Deus como base não crescerá frustrada diante de alguns problemas que possam vir a ocorrer, mas baseada na oração entenderá tudo o que estará acontecendo e saíra fortalecida, pois na oração encontrará a solução para os seus problemas e como sair deles.

Devemos sempre pedir o doce auxílio de Nossa Senhora da Assunção para a nossa vida e de nossos familiares. Não só na novena de Nossa Senhora da Assunção, mas durante todo o ano, por meio da oração do terço. Todas as noites, às 20hs, estamos rezando pelo Sistema de3 Comunicação da Arquidiocese (SCA) o terço mariano com as várias pastorais, movimentos, comunidades ou grupos específicos de nossa arquidiocese. As famílias podem unir-se neste momento de oração.

O terço nos fortalece e nos livra do pecado, é uma oração que nos conforta, nos acalenta e nos ajuda a direcionar para o melhor caminho. O terço podemos rezar diariamente em família, escolher um horário, sobretudo à noite, quando a família está toda reunida e rezar juntos pedindo a proteção de Maria para a nossa família.

Nos dias de hoje sabemos que é difícil arrumar um tempo para rezar em família, devido as exigências do trabalho, dos afazeres da casa ou das distrações seja pela televisão ou pela internet. Mas nunca é tarde para começar. Podemos começar agora com a Novena de Nossa Senhora da Assunção arrumando um tempo para rezarmos em família e pedirmos as graças de Nossa Senhora para a nossa vida. Aqueles que se colocam em oração são abençoados por Deus, e pondo a nossa família em oração, a nossa família será abençoada por Deus. “A oração é conversar com Deus, graças à fé, no amor e com amor”.

Entre as vantagens da oração em família está o fato de que todos podem aproveitar esses momentos para reforçar seus pedidos de bênçãos. Além disso, fazer orações junto também ajuda a fortalecer a espiritualidade, por meio do diálogo e a troca de experiências entre pessoas de gerações e realidades diferentes. Na oração pode-se abrir ao diálogo entre os familiares, o que é difícil hoje em dia diante dos diversos afazeres. E juntos apresentar as intenções particulares e conjunta de cada membro familiar.

Por isso nessa novena de Nossa Senhora da Assunção peçamos a intercessão dela para a nossa vida e a vida de nossa família, pedindo as mais copiosas bençãos de Deus para a nossa família, para vivermos uma vida autenticamente comunitária baseada em uma fé viva. Peçamos nessa novena a proteção da Sagrada Família para a nossa família e que nossa família seja temente a Deus, como era a família de Nazaré.

Rezar junto com familiares pode proporcionar ainda um ambiente de prevenção de conflitos ou até mesmo de resolver problemas que no dia a dia parecem de difícil solução. O diálogo, em um clima de paz interior e em sintonia com Deus, tem a capacidade de nos fazer enxergar as formas do perdão e os caminhos de aprendizado com nossos próprios erros.

Essa quarentena ajudou um pouco mais a rezarmos juntos em família, enquanto as igrejas estavam fechadas, podíamos fazer da nossa casa uma “igreja doméstica” rezando juntos o terço ou alguma outra oração e assistindo a missa pela televisão.

Podemos pedir nessa novena a Nossa Senhora da Assunção para que nos livre dessa pandemia, e possamos logo achar uma cura para essa doença. Que Maria Santíssima, a Senhora da Saúde, direcione os médicos e enfermeiros e todos aqueles da área da saúde a terem forças para seguir no seu trabalho e que logo tudo isso chegue ao seu fim. Que muitas pessoas possam ainda se curar dessa doença e que nós possamos estar juntos de nossos familiares.

Rezar nessa novena para que todos os nossos familiares sejam protegidos e não peguem essa doença e pedir a Nossa Senhora que proteja o Brasil e o Mundo desse vírus.

Portanto, rezemos com confiança colocando nossa família diante de Nossa Senhora e nos preparando para celebrarmos a grande festa de “Nossa Senhora da Assunção” no próximo dia 15 de agosto, e que ela nos cubra com o seu “Manto Sagrado” e possamos compreender os mistérios de Deus para a nossa vida e nos reerguemos diante dos problemas.

Que Maria nos abençoe e proteja. Amém!

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ