Agradecendo a Deus pelas bênçãos!

no dia de ação de graças vamos ser gratos a Deus

Meus caros irmãos e irmãs,

No dia 24 de novembro de 2023 nos reunimos, como comunidade eclesial, em família, no trabalho e mesmo entre os que se reúnem para o descanso, procuremos nos encontrar dentro de um espaço sagrado, a Igreja de nossa comunidade, a Capela do nosso bairro ou nosso oratório pessoal para refletir sobre a importância da gratidão a Deus em nossas vidas. A Ação de Graças é um ato fundamental que nos conecta à bondade divina e nos lembra das inúmeras bênçãos que recebemos todos os dias.

“Bendito sejais, Senhor, Deus dos nossos pais (…). Bendito o vosso nome glorioso e santo” (Dn 3, 52). Este hino de bênção do livro de Daniel ressoa hoje na nossa liturgia, convidando-nos repetidamente a bendizer e louvar a Deus. Somos parte da multidão daquele coro que celebra o Senhor sem cessar. Unimo-nos a este concerto de ação de graças, oferecendo a nossa voz jubilosa e confiante, que procura fundar no amor e na verdade o caminho da fé.

“Bendito seja Deus” que nos reúne para mergulharmos mais profundamente na sua vida.

A Escritura Sagrada nos exorta em várias passagens a sermos gratos ao Senhor. O Salmo 100,4 nos lembra: “Entrai pelas portas dele com ação de graças e nos seus átrios com louvor; louvai-o e bendizei o seu nome.” Este versículo nos ensina a entrar na presença de Deus com gratidão e louvor, reconhecendo sua grandeza e bondade para conosco.

Além disso, em 1 Tessalonicenses 5,18, somos instruídos: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” Aqui, somos encorajados a sermos gratos em todas as circunstâncias, mesmo nas adversidades, pois é através da gratidão que mantemos nossa fé e esperança em Deus.

A Ação de Graças não é apenas um evento isolado, mas um estilo de vida. Devemos cultivar um coração agradecido diariamente, reconhecendo os presentes que Deus nos concede, sejam eles grandes ou pequenos. Pois, como está escrito em Colossenses 3,17: “E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.”

Neste Dia de Ação de Graças, lembremo-nos de ser gratos não apenas pelas coisas materiais, mas principalmente pela dádiva da vida, pela presença amorosa de Deus em nossos caminhos e pela oportunidade de amar e servir ao próximo.

Que possamos, portanto, viver uma vida de gratidão, reconhecendo e louvando o Senhor por suas misericórdias que se renovam a cada manhã. Que o espírito de gratidão esteja sempre conosco, guiando-nos para uma vida plena de fé, esperança e amor.

Supliquemos a intercessão materna de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, para que nossa vida seja sempre, com Cristo, em Cristo e por Cristo perene ação de graças!

Ao Senhor da vida, Trindade Santíssima, comunidade perfeita, peçamos para aliviar com a sua graça as penas provocadas pelo mal e para continuar a dar vigor à nossa existência terrena, doando-nos o Pão e o Vinho da salvação, para sustentar o nosso caminho rumo à pátria do Céu.

Que assim seja. Amém.

+ Anuar Battisti
Arcebispo Emérito de Maringá (PR)