A Via-Sacra

A Via-Scra
Material para catequese
Material para catequese

Também denominada ‘Via Crucis’ (caminho da cruz), chegou até nós como forma devocional, através da Sagrada Tradição, do Evangelho e dos evangelhos apócrifos (como fonte histórica). Apócrifo significa canonicamente que o livro não foi inspirado pelo Espírito Santo.

No decorrer das estações verifica-se que o contexto de algumas encontram-se na Palavra de Deus, e outras não. Isto não anula o seu valor devocional, sobretudo no tempo quaresmal e da semana santa.

Uma curiosidade histórica deixada pelo evangelho da paixão (apócrifo), é o nome daquela mulher curada por Jesus de hemorragia, e que enxugou a sua face, recebendo como recompensa a impressão dela na toalha:  Verônica – ícone verdadeiro.

Chamam a nossa atenção as três quedas sofridas por Jesus a caminho do Monte Calvário. O que nos diz o profeta: “Em verdade, ele tomou sobre si nossas enfermidades, e carregou os nossos sofrimentos: e nós o reputávamos como um castigado, ferido por Deus e humilhado. Mas ele foi castigado por nossos crimes, e esmagado por nossas iniquidades; o castigo que nos salva pesou sobre ele; fomos curados graças às suas chagas.” (Isaías 53,4-5)

PRIMEIRA QUEDA – O pecado da idolatria. “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças.” (Deuteronômio 6,5) O ter, o poder e o prazer, derrubaram Jesus.

SEGUNDA QUEDA – O pecado da hipocrisia. “Este povo somente me honra com os lábios; seu coração, porém, está longe de mim.” (Mateus 15,8) Após ser xingado por Natanael com palavras desprezíveis – “pode, porventura, vir coisa boa de Nazaré?” (João 1,46b) Jesus vê Natanael, que lhe vem ao encontro, e diz: “Eis um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade.” As nossasinautenticidades levaram-no ao chão.

TERCEIRA QUEDA – O pecado do desamor. “Dou-vos um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros.” (João 13,34) O peso do ódio, da mágoa, do rancor, do ressentimento, do orgulho, da vaidade, da arrogância… Foi demais. E Jesus se vergou sob o jugo da falta de amor.

É chegada a hora de refletimos profundamente sobre tudo isso. Um ensinamento precioso: apesar do peso e das quedas Jesus não permaneceu no chão. E por que você teima em rastejar pela vida?

#PazNoCoração

Antonio Luiz Macêdo

Leia mais obras do autor:

Conta-gotas

Gota de Esperança

Minhas Reflexões (início da página)
______________________________
Antonio Luiz Macêdo