Início Colunistas Orani João Cardeal Tempesta Solenidade da Ascensão do Senhor

Solenidade da Ascensão do Senhor

Solenidade da Ascensão do Senhor
Material para catequese
Material para catequese

Celebramos neste domingo, dia das mães e de Nossa Senhora de Fátima, o dia litúrgico da Ascensão do Senhor. Também se comemora o Dia Mundial das Comunicações sociais e se inicia a semana de oração pela unidade cristã e continuamos ou iniciamos a preparação para Pentecostes. A Ascensão é mistério porque brota do coração de Deus, é mistério porque ultrapassa tudo quanto possamos imaginar, é mistério porque nos dá a vida eterna. A hodierna Solenidade é uma só com a do Dia de Páscoa: Aquele que admiramos ressuscitado em glória na Ressurreição, hoje, contemplamo-lo à Direita de Deus, com a mesma autoridade do Pai, e o proclamamos Cabeça da Igreja, Senhor sobre toda a criação, sobre toda a humanidade, Princípio e Fim da história humana e Juiz dos vivos e dos mortos. No Dia da Páscoa contemplamos o Cristo resplendente de Glória; na Festa da Ascensão, contemplamos o que essa glória significa para nós todos

Esta solenidade nos faz compreender com o coração que o Cristo que por nós se fez homem, como um de nós viveu e por nós morreu, Ele mesmo, agora, com a sua humanidade glorificada, está à Direita do Pai. Isto é admirável: um da nossa raça participa agora do mesmo poder divino, acima de todas as criaturas. Que mistério: n’Ele, a nossa humanidade está totalmente glorificada! Como diz a oração inicial da Santa Missa, “a Ascensão do Filho já é a nossa vitória” porque nós, enxertados nele, a ele unidos no Batismo e na Eucaristia, somos membros do seu Corpo, que é a Igreja; e sabemos: onde já está a nossa Cabeça, estaremos também nós um dia! Como diz a segunda leitura da Missa de hoje, chegaremos “todos juntos à unidade da fé e do conhecimento do filho de Deus, ao estado do homem perfeito e à estatura de Cristo em sua plenitude”.

Que destino a Festa deste hoje nos revela: chegar à estatura do Cristo em sua plenitude! Nada menos que isso pode saciar o coração humano; nada menos que isso pode nos contentar, pode nos dar paz! Olhemos para o Cristo glorioso à Direita do Pai e veremos a que somos chamados… Reflitamos sobre o nosso destino final e na miséria do nosso mundo, que vive de bagatelas, empenha todo o seu afeto com futilidades e procura alegria e plenitude no que é efêmero! Tanto maior a grandeza que contemplamos em Cristo, mais deveria nos espantar a ilusão e alienação do mundo atual! O Apóstolo Paulo nos lembra: “Esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à Direita de Deus; aspirai Às coisas celestes e não às coisas terrestres. Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória” (Cl 3,1-4)

Em segundo lugar, sentado como Senhor à Direita do Pai, Jesus é o Senhor do universo e de toda a história. Contemplemos a criação, nas galáxias, as estrelas, a riqueza de vida nas profundezas do mar, a sede de infinito do coração humano! De tudo isso Cristo é Senhor; tudo caminha para ele, ele é a Finalidade de tudo… também da história humana. Por mais que o homem pecador trame contra Cristo, por mais que o mundo hodierno volte suas costas ao Senhorio do Ressuscitado, tudo caminha para ele e ele triunfará ao fim de tudo – ele é o Alfa e o Ômega, o A e o Z, o Princípio e o Fim de todas as coisas!

O Senhor Jesus, hoje no mais alto dos céus, é Cabeça da Igreja. Aquele que é o Unigênito de Deus, pela sua ressurreição e pelo dom do seu Espírito, tornou-se o Primogênito de muitos irmãos, Cabeça do seu Corpo, que é a Igreja. Eis, meus irmãos: o Cristo pleno de glória que está nos céus, é nossa cabeça e dele continuamos recebendo a vida, que é o próprio Espírito Santo. Esta vida vem-nos sobretudo nos sacramentos, especialmente da Eucaristia, na qual recebemos o Cristo morto e ressuscitado. Olhando para Aquele que está à Direita do Pai e é nossa Cabeça e Princípio, como não nos alegrar? Como não nos encher de esperança? Como não ter a certeza que nossa vida caminha para a Plenitude? Não estamos sozinhos! A Igreja jamais estará sozinha – seu Senhor é o mesmo que está à direita do Pai; seu Esposo e Cabeça é o Rei da Glória!

A Festa de hoje – que, de certo modo já nos prepara para o encerramento do Tempo da Páscoa, com o Santo Pentecostes, no próximo Domingo, nos convida a colocar os pés nas estradas do mundo – na nossa família, no nosso trabalho, entre os nossos amigos, na vida social… pés nas estradas do mundo para proclamar o Senhorio de Cristo. Ele nos deu a missão: “Recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas até os confins da terra!” Se conhecermos Jesus de verdade, se o experimentarmos realmente na nossa vida, se crermos na sua glória e esperarmos com todo nosso coração participar dela, seremos, então, suas testemunhas e nossa convicção, nosso amor e nossa esperança invencível contagiarão a muitos.

Neste domingo da Ascensão lembremos de todas as mães que já se encontram na visão beatífica do Pai. Lembro da minha mãe, de tantas mães de sacerdotes e bispos que doaram seus filhos para santificarem o povo Santo de Deus em nome de Cristo e da Igreja. Quero enviar, de modo especial, uma saudação especial a todas as mães dos sacerdotes e diáconos. Deus lhes pague pelo seu sim matrimonial e pelo seu exemplo e testemunho que geraram, na fé os filhos para o ministério sacerdotal.

De coração alegre quero saudar e abençoar a todas as mães: as do Rio de Janeiro e todas as que leem estas linhas. Sintam-se abraçadas e abençoadas por Deus no seu dia. Continuem dando testemunho de Cristo. Continuem evangelizando as suas famílias. Continuem apontando para seus filhos para o Cristo Redentor. Que Deus abençoe todas as mães!

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ