Porque estou aqui?

5526

Objetivo:
Criar no grupo, considerado hostil, um clima positivo. Integrar um grupo que resista ao encontros de catequese fazendo que haja mais interesse por parte do grupo

Material:
Um quadro-negro ou diversas cartolinas, lápis ou caneta e folhas em branco.

Como Fazer:
1 – O animador, sentindo que os participantes do treinamento apresentam, na sua maioria, resistência a catequese, o que é facilmente observável, pelo comportamento ( por exemplo: no modo de agrupar-se, distante do catequista), pede que formem subgrupos de três, com as pessoas mais próximas.
2 – A cada subgrupo será distribuída uma folha, na qual deverão responder à seguinte pergunta: “Como vocês se sentem em estar aqui ?” Solicita-se que cada subgrupo faça uma listagem de razões.
3 – A seguir o catequista pedirá que cada subgrupo faça a leitura de sua listagem, que será escrita no quadro-negro ou na cartolina, caracterizando os pontos considerados positivos e negativos.
4 – Usando os mesmos “trios”, o catequista pede para responder à segunda pergunta: “Como vocês se sentem com a minha presença aqui? ”
5 – Novamente as respostas serão lançadas no quadro-negro ou na cartolina, realçando-se os pontos positivos e negativos.
6 – Finalmente, o catequista formula a terceira pergunta: “Como vocês se sentem em relação à pessoa que os mandou para a catequese?”, cujo resultado será lançado no quadro-negro ou cartolina, destacando novamente os aspectos positivos e negativos.
7 – A seguir, forma-se o plenário para uma análise geral das respostas dadas às três perguntas. Geralmente pode-se observar que nas respostas à primeira pergunta predominam os aspectos negativos, e na segunda ou terceira aparecem mais os positivos, o que demonstra que houve mudança de clima no curso,  maior integração e interesse.