Os frutos da fé

A fé nos coloca em ação
A fé nos move a fazer o bem
Material para catequese
Material para catequese

Abraão e Sara estavam muito felizes com seu novo filho, Isaac. No entanto, Deus tinha um teste para Abraão. Ele lhe disse: “Toma teu filho Isaac, teu único filho, a quem amas, e vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te indicarei” (Gênesis 22, 2).

Que grande teste e quão difícil até mesmo imaginar estar em tal situação; certamente a melhor maneira de testar nossa Fé. Abraão acreditava firmemente que Deus traria Isaac de volta à vida, se o sacrifício realmente ocorresse (Hebreus 11,19) e de fato Deus interviesse antes que isso acontecesse.

Perguntemo-nos por um momento o que aconteceria se Deus nos perguntasse algo semelhante e deixamos a resposta, totalmente pessoal, para nós mesmos.

Também a parábola do grão de mostarda nos abre um pensamento: «Por causa da pouca fé que tendes – respondeu – garanto-vos que, se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, podereis dizer a este monte : passaria daqui para lá e se mudaria Nada vos seria impossível” (Mateus 17,20).

“E trouxeram-lhe um paralítico deitado numa maca; E Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: Tem ânimo, filho, perdoados estão os teus pecados” (Mateus 9,2). Linda passagem bíblica em que o enfermo pela fé da multidão que o acompanhava, Jesus perdoa seus pecados e mais ainda, o cura de sua enfermidade.

Assim como a resposta dos apóstolos à parábola do grão de mostarda, pedindo ao Senhor para aumentar sua fé (Lucas 17:5-6), também devemos orar por nossa fé. Que ela se fortaleça, que cresça dia após dia, que possamos defendê-la sem medo e nos tornarmos verdadeiros instrumentos do Espírito Santo para alcançar muitas almas.

A fé nos dá a capacidade de discernir; escutar o Senhor, porque Ele constantemente nos fala e nos dá sinais que orientam o nosso caminhar; Somente pela fé podemos superar momentos difíceis e entender muitos acontecimentos do dia a dia que parecem incompreensíveis à inteligência humana.

Inteligência… com ela podemos entender a economia, a política, a matemática e qualquer tipo de ciência; um animal de estimação nunca seria capaz de entender um teorema matemático, porque lhe falta inteligência e nós sem fé simplesmente não podemos compreender os sagrados mistérios de Deus.

E um último ponto não menos importante: o Papa Bento XVI destacou em sua carta apostólica Porta Fidei, que “a fé sem a caridade não dá frutos e a caridade sem a fé seria um sentimento constantemente à mercê da dúvida”. Significa que a fé e o amor andam de mãos dadas. “A fé é o que nos permite distinguir o rosto de Cristo nos necessitados” (Mateus 25,40).

Por fim, e protegida pela carta apostólica, a fé é dom de Deus, transforma a vida, impulsiona a razão e leva a colocar-se ao serviço de todos… A fé frutifica.

Marlene Yánez