Maneiras simples de expressar o amor ao próximo

jovem alegre
Material para catequese
Material para catequese

Fizemos uma compilação de simples atos de amor que muitas vezes esquecemos, mas que, em sua simplicidade, são manifestações concretas do amor de Deus. Um coração que O encontrou não pode ficar indiferente aos outros. Não privemos os outros do nosso sorriso, da nossa alegria, da esperança que Cristo nos dá! O mundo precisa disso.

1) Sorria Um cristão está sempre feliz!

Não percebemos, mas quando sorrimos aliviamos a carga daqueles que nos rodeiam. Quando andamos na rua, no trabalho, em casa, na universidade. A felicidade do cristão é uma bênção para os outros e para si mesmo. Quem tem Cristo em sua vida não pode ficar triste!

2) Agradeça sempre (mesmo que não “devesse”) fazê-lo.

Nunca se acostume a receber porque precisa ou porque tem “direito”. Você recebe tudo como um presente, nada é “devido” a você, mesmo que você tenha pago por isso. Agradeça sempre. Quem é grato é mais feliz.

3) Cumprimente aquelas pessoas que você vê todos os dias com alegria.

Com certeza é aquele que abre a porta, que limpa, que atende as ligações. Você o vê todos os dias e quando o cumprimenta, você o lembra de que o que ele faz é muito importante. Tanto o seu trabalho quanto o dele ficam mais confortáveis ​​se você os fizer ver que são valiosos para os outros, que a presença deles muda as coisas.

4) Lembre aos outros o quanto você os ama.

Você sabe que os ama… e eles? Carícias, abraços e palavras nunca faltam. Se Jesus não tivesse se feito carne, nunca teríamos entendido que Deus é Amor.

5) Ouça a história do outro, sem preconceito, com amor.

O que pode nos tornar mais humanos do que saber ouvir? Cada história que eles contam te une mais ao outro: os filhos, o companheiro, o patrão, a professora, as preocupações e alegrias… ser compartilhado.

6) Pare para ajudar. Esteja atento a quem precisa de você.

O que mais podemos dizer? Não importa se é um problema de matemática, uma simples pergunta ou alguém que está com fome, ajuda nunca é demais! Todos nós precisamos uns dos outros. Mesmo se você costuma ajudar, lembre-se de que você também é necessário.

7) Levante o ânimo de alguém.

Você sabe que não está indo bem ou nada bem e não sabe o que fazer. Você decide dar a ele um sorriso para que ele saiba que nem tudo é ruim. É sempre bom saber que existe alguém que te ama e que sempre estará presente apesar das dificuldades.

8) Celebre as qualidades ou sucessos do outro.

Tendemos a nos calar sobre o que gostamos e o que nos deixa felizes nos outros: seus sucessos, suas qualidades, suas boas atitudes. Frases simples como “Parabéns!”, “Estou tão feliz por você” ou “Essa cor fica ótima em você” alegram o dia do seu parceiro e nos ajudam a ver um ao outro como Deus nos vê.

9) Selecione o que não usa e dê a quem precisa.

Já imaginou que sua camisa favorita de quando você tinha 17 anos agora é a camisa favorita de um adolescente que não tem muito o que vestir? Se você é um irmão mais velho, você sabe disso. Por isso é bom acostumarmo-nos a valorizar o que temos e se tivermos mais do que precisamos, doá-lo alarga o coração e protege o outro do frio.

10) Ajudar quando necessário para que o outro descanse.

Isso se vive nas famílias: quando um descansa, o outro trabalha. Nada mais bonito do que saber que outra pessoa já começou a fazer algo que você precisava por você ou que você sempre pode pedir ajuda. Quando nos ajudamos a carregar as responsabilidades diárias, a vida é mais suportável.

11) Corrija com amor, não se cale por medo.

Editar é uma arte. Muitas vezes nos encontramos em situações que não sabemos como lidar. O melhor método é o amor. O amor não só sabe corrigir, mas também sabe perdoar, aceitar e seguir em frente. Não tenha medo de corrigir e ser corrigido, isso é sinal de que os outros estão comprometidos com você e querem que você seja melhor.

12) Tenha bons detalhes com quem está próximo a você.

Você sabe o que ela gosta mais do que ninguém, então por que não aproveitar isso? Nada é mais apreciado do que o que é dado com amor, ele ganha alguns minutos de descanso e você um sorriso autêntico. Sair de si e pensar nos outros é sempre melhor e alegra o coração.

13) Limpe o que eu uso em casa.

Se você mora com a família ou já mora longe de casa, sabe como é importante recolher e limpar o que você usa. Há uma voz dentro de você que lhe diz que você deve ajudar um pouco mais do que deseja… E, surpreendentemente, é muito bom fazê-lo.

14) Telefone para seus pais.

Agora você mora sozinho, se muda sozinho e talvez até tenha sua própria família. No entanto, seus pais ainda ficam emocionados quando você os deixa saber que está pensando neles. Estar atento ao que eles precisam ou simplesmente saber como estão é algo que não custa muito e é um enorme gesto de gratidão.

15) Ajude os outros a superar os obstáculos.

Costumávamos fazer isso quando éramos pequenos, por que não fazer agora? Ajudá-lo a chegar ao transporte, carregar suas malas, atravessar a rua ou dar-lhe algumas moedas para que você possa pagar. Esses detalhes nunca são esquecidos. Você é o estranho que ainda acredita na humanidade.