Dar bom conselhos e ser corrigidos

correção fraterna
Material para catequese
Material para catequese

Não é fácil receber uma correção. Por exemplo, quando alguém nos diz, com surpreendente sinceridade, que vivemos de forma egoísta, ou que não mostramos sensibilidade para com os outros, ou que estamos perdendo muito tempo na Internet.

Mas quando descobrimos que uma correção nasce do carinho e interesse que o outro tem por nós; quando percebemos que precisávamos daquela correção para quebrar um vício e melhorar, então a recebemos com alegria.

Porque é extremamente triste que outros nos abandonem à nossa sorte, com desculpas como: “ele é maior de idade”; “não é para tanto”; “Você não deve interferir na vida dos outros”; “Ele vai ficar chateado, é melhor continuar como amigos.”

Essas desculpas impedem muitos de embarcar nessa difícil aventura de oferecer boas correções, de ajudar quem precisa de um empurrão oportuno para perceber um problema específico e iniciar um caminho de mudanças profundas.

Mas quando um familiar preocupado com o nosso bem, um amigo corajoso que quer nos ajudar, rompe com seu medo e se lança a uma correção saudável, recebemos uma ajuda que pode ser decisiva em alguns momentos de nossas vidas.

Dar bom conselhos e ser corrigidos: talvez sintamos alguma dor, vergonha, principalmente diante de certas questões mais pessoais. Mas também é bonito ver que alguém nos confronta para que tomemos consciência desse mau hábito que nos prejudica e prejudica os outros.

Quem melhor sabe corrigir, porque ama muito, é Deus. Porque é Pai, porque quer que deixemos de ser egoístas, porque quer que amemos, corrige-nos de maneiras surpreendentes, sobretudo graças à sua Palavra e aos conselhos de tantos irmãos que nos amam.

Quando chegar a hora de sermos corrigidos, com humildade e gratidão poderemos aceitar o convite de alguém que me pede uma mudança radical em minha vida. Então será mais fácil me converter, pedir perdão a Deus e aos meus irmãos, e iniciar o caminho que conduz ao amor verdadeiro…

Pe. Fernando Pascual