Mateus 9, 14-17 a questão sobre jejum

1012

“Chegará o dia em que eles jejuarão”

Escritura:   Mateus 9, 14-1714 Então os discípulos de João aproximaram-se dele, dizendo: Por que nós e os fariseus jejuamos, mas os teus discípulos não jejuam? 15 E Jesus disse-lhes: “Os convidados do casamento podem chorar enquanto o noivo estiver com eles? Os dias virão, quando o noivo for tirado deles, e então eles jejuarão. 16 E ninguém coloca um pedaço de Um tecido não vestido em uma roupa velha, pois o remendo rasga da roupa, e uma lágrima pior é feita.17 Nem vinho novo é colocado em odres velhos; se for, as peles estouram, e o vinho é derramado, e as peles são destruídos, mas o vinho novo é colocado em odres frescos, e assim ambos são preservados “.

Estudo do Evangelho :Qual vem primeiro, jejum ou festa? Os discípulos de João Batista ficaram chateados com os discípulos de Jesus porque não jejuaram. O jejum era um dos três deveres religiosos mais importantes, juntamente com a oração e a esmola. Jesus deu uma explicação simples. Há um tempo para jejuar e um tempo para festejar (ou comemorar). Caminhar como discípulo com Jesus é experimentar toda uma nova alegria de relacionamento, semelhante à alegria da festa de casamento, em celebrar com o noivo e a noiva a felicidade do casamento. Mas também chega um tempo em que os discípulos do Senhor devem carregar a cruz de aflição e purificação. Para o discípulo há um tempo para regozijar-se na presença do Senhor e celebrar sua bondade e um tempo para buscar o Senhor com humildade e jejum e luto pelo pecado.

Jesus continua avisando seus discípulos sobre o problema da “mente fechada” que se recusa a aprender coisas novas. Jesus usou uma imagem familiar ao seu público – odres novos e velhos. Nos tempos de Jesus, o vinho era armazenado em odres, não em garrafas. Vinho novo derramado em peles ainda fermentava. Os gases exercidos deram pressão. Novas peles de vinho eram elásticas o bastante para aguentar a pressão, mas peles velhas de vinho explodiam facilmente porque eram duras. O que Jesus quis dizer com essa comparação? Devemos rejeitar o antigo no lugar do novo? Assim como há um lugar certo e um momento certo para o jejum e para o banquete, então existe um lugar certo para o velho e o novo. Jesus diz que o reino dos céus é como um dono de casa que tira do seu tesouro o que é novo e o que é velho(Mateus 13,52) Quão empobrecidos estaríamos se tivéssemos apenas o Antigo Testamento ou o Novo Testamento, em vez de ambos. O Senhor nos dá sabedoria para que possamos fazer o melhor uso do velho e do novo. Ele não quer que a gente mantenha rigidamente o passado e seja resistente à nova obra de seu Espírito Santo em nossas vidas. Ele quer que nossas mentes e corações sejam como novas peles de vinho – abertas e prontas para receber o novo vinho do Espírito Santo.   Você está ansioso para crescer no conhecimento e compreensão da palavra de Deus e planejar sua vida?

“Senhor, enche-me com o seu Espírito Santo, para que eu cresça no conhecimento do seu grande amor e verdade. Ajude-me a buscar sinceramente em oração e jejum para que eu me afaste do pecado e da vontade e me conforme a minha vida.” sua vontade, que eu sempre encontre alegria em conhecer, amar e servir você. ”