Mateus 8, 5-17 Jesus cura o servo do centurião

Material para catequese
Material para catequese

Escritura:  Mateus 8, 5-175

Ao entrar em Cafarnaum, aproximou-se dele um centurião, suplicando-lhe 6 e dizendo: “Senhor, meu servo está paralisado em casa, em terrível aflição”. 7 E ele lhe disse: Eu irei curá-lo. 8 Mas o centurião lhe respondeu: Senhor, não sou digno de que você venha debaixo do meu teto, mas apenas diga a palavra, e meu servo será curado. 9 Pois sou um homem sob autoridade, com soldados sob o meu comando. Eu digo para um, ‘Vai’, e ele vai, e para outro, ‘Venha’, e ele vem, e para meu escravo, ‘Faça isto,’ e ele faz isto. ” 10 Jesus, ouvindo-o, maravilhou-se e disse aos que o seguiam: Em verdade, em verdade vos digo que não encontrei em Israel tal fé. 11 Digo-vos que muitos virão do oriente e do ocidente, e se assentam mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus, 12 enquanto os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali os homens vão chorar e ranger os dentes. “13 E ao centurião Jesus disse:” Vai; seja feito por você como você acreditou. “E o servo foi curado naquele exato momento. 14 E quando Jesus entrou na casa de Pedro, ele viu sua sogra doente com febre; 15 ele tocou a mão dela, e a febre a deixou, levantou-se e serviu-lhe 16 Naquela tarde trouxeram-lhe muitos endemoninhados, expulsaram os espíritos com uma palavra e curaram todos os que estavam doentes. falado pelo profeta Isaías: “Ele tomou nossas enfermidades e suportou nossas doenças”. 16 Naquela noite trouxeram-lhe muitos que estavam possuídos de demônios; e ele expulsou os espíritos com uma palavra e curou todos os que estavam doentes. 17 Isso foi para cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: “Ele tomou nossas enfermidades e suportou nossas doenças”. 16 Naquela noite trouxeram-lhe muitos que estavam possuídos de demônios; e ele expulsou os espíritos com uma palavra e curou todos os que estavam doentes. 17 Isso foi para cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: “Ele tomou nossas enfermidades e suportou nossas doenças”.

Estudo do Evangelho : No tempo de Jesus, os judeus odiavam os romanos porque representavam tudo contra o qual eles se opunham – incluindo dominação estrangeira e crenças e práticas pagãs. Por que Jesus não apenas recebeu calorosamente um centurião romano, mas o elogiou como modelo de fé e confiança em Deus? No mundo romano, a posição do centurião era muito importante. Ele era um oficial encarregado de cem soldados. Em certo sentido, ele era a espinha dorsal do exército romano, o cimento que mantinha o exército unido. Políbio, uma escrita antiga, descreve o que um centurião deve ser:“Eles não devem ser tão aventureiros aventureiros, como homens que podem comandar, firmes em ação e confiáveis; eles não devem ficar ansiosos demais para se apressar na luta, mas, quando duramente pressionados, eles devem estar prontos para manter suas forças.” chão, e morrer em seus postos “.O centurião que se aproximou de Jesus não foi apenas corajoso, mas cheio de fé também. Ele arriscou o ridículo de seus comparsas, buscando a ajuda de um pregador itinerante da Galiléia, e também como escárnio dos judeus. No entanto, ele se aproximou de Jesus com confiança e humildade. Ele era um homem extraordinário porque amava seu escravo. No mundo romano, os escravos eram tratados como animais e não como pessoas. O centurião era também um extraordinário homem de fé. Ele queria que Jesus curasse seu amado escravo. Jesus o elogia por sua fé e imediatamente lhe concede seu pedido. Você está disposto a sofrer o ridículo na prática de sua fé? E quando você precisa de ajuda, você se aproxima do Senhor Jesus com fé expectante?

 “Pai Celestial, você nos enviou seu Filho para nos libertar da tirania do pecado e da morte. Aumente minha fé no poder da sua palavra salvadora e me dê liberdade para amar e servir aos outros com generosidade e misericórdia como você me amou. ”