“Juntar tesouro no céu”
Escritura: Mateus 6: 19-23
19 Não façam para vós tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem consomem e onde os ladrões invadem e roubam, 20 mas ajuntem para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, nem os ladrões que arrombam nem roubam. 21 Pois onde está o teu tesouro, aí estará o teu coração também. 22 “O olho é a lâmpada do corpo. Então, se o seu olho é sadio, todo o seu corpo estará cheio de luz; 23 mas se o teu olho não for sadio, todo o teu corpo estará cheio de trevas. Se então a luz em você é escuridão, quão grande é a escuridão!
Estudo do Evangelho : Jesus usou as imagens do tesouro e da visão para cobrir a verdade oculta do reino de Deus. O que Jesus disse sobre o tesouro fez perfeito sentido para o público: mantenha o que dura! Não estamos todos tentando encontrar o tesouro que traz segurança e felicidade? Jesus contrasta dois tipos muito diferentes de riqueza – bens materiais e espirituais. Jesus exorta seus discípulos a ficarem ricos investindo naquilo que realmente dura, não apenas por toda a vida, mas por toda a eternidade. Quão atingível é este tesouro celestial e podemos desfrutá-lo agora, ou devemos esperar por ele no pós-vida? O tesouro do reino de Deus é uma realidade presente e futura para aqueles que o procuram. O que é esse tesouro que Jesus oferece tão livremente? É a alegria de conhecer o Deus vivo, unir-se a ele e receber a herança de um reino imperecível – um reino de paz, alegria e justiça. Como toda a vida é dirigida por aquilo que ele mais valoriza, estabelecer o coração no tesouro celestial será entrar em uma vida mais profunda e rica com Deus. Qual tesouro você procura, tesouro terreno ou celestial?
Jesus também usou a imagem da visão para transmitir um importante princípio espiritual. A visão ruim é freqüentemente usada como uma metáfora para a estupidez e a cegueira espiritual. (Por exemplo, veja Mateus 15:14, 23:16 e segs .; João 9: 39-41; Romanos 2:19; II Pedro 1: 9; e Apocalipse 3:17.) O olho é a janela do coração, mente e “ser interior” de uma pessoa. Se a janela estiver nublada, suja ou estragada de alguma maneira, a luz será defletida e diminuída. Só assim com o “ser interior” de uma pessoa! Como “vemos” afeta a “vida interior”, “coração” e “alma” de um indivíduo. O que pode cegar ou distorcer nossa “visão” do que é verdadeiro, bom, amável, puro e eterno (Fp 4: 8)? Certamente, o preconceito, o ciúme e o egoísmo causam distorção ou cegueira. O preconceito destrói o bom senso e nos cega para os fatos e para o seu significado para nós. O ciúme nos deixa desconfiados e desconfiados dos outros e distorce nossa capacidade de examinar com precisão os fatos. Precisamos nos examinar sem medo para ver se estamos vivendo de acordo com os princípios corretos ou se podemos ser equivocados pelo preconceito ou por algum outro conceito. O amor não é ciumento … mas se alegra com a verdade (1 Co 13: 4-6). Você se alegra com o que é certo e bom e vive sua vida à luz
da verdade de Deus?
“Senhor, a tua palavra é vida para nós. Preencha-me com sua luz e verdade, e me dê compreensão de seus caminhos. Liberta-me de tudo o que é falso, ilusório, feio e desamoroso. Que meu coração saiba apenas um tesouro – a alegria e a felicidade de união com você – Pai, Filho e Espírito Santo. ”