Mateus 13, 54-58 Jesus é rejeitado em Nazaré

“Não é este o filho do carpinteiro?”

Escritura:   Mateus 13: 54-5854 e chegando à sua terra, ensinou-os na sinagoga, de modo que se maravilharam, e disse: “Onde este homem conseguiu essa sabedoria e essas obras poderosas? 55 Não é este o filho do carpinteiro? Não é sua mãe chamada Maria ? E não são seus irmãos Tiago e José e Simão e Judas? 56 E não estão todas as suas irmãs conosco? Onde, então, este homem conseguiu tudo isso? 57 E eles se ofenderam com ele. Mas Jesus disse-lhes: “Um profeta não fica sem honra, exceto em sua própria terra e em sua própria casa.” 58 E ele não fez muitas obras poderosas ali, por causa da incredulidade deles.

Meditação:Você é crítico em relação à sua família e vizinhos? Nenhum crítico é mais severo do que parentes e vizinhos que o conhecem desde a infância. Jesus enfrentou uma prova severa quando voltou para sua cidade natal, não apenas como filho do carpinteiro, mas agora como rabino com discípulos. Era costume Jesus ir semanalmente à sinagoga para adorar e ocasionalmente ler as escrituras e comentá-las para o povo. 

Os parentes de sua cidade natal ouviram com muita atenção nesta ocasião, porque ouviram sobre os milagres que ele havia realizado em outras cidades. Que sinal ele faria em sua cidade natal? Jesus os surpreendeu com uma aparente repreensão de que nenhum profeta ou servo de Deus pode receber honra entre seu próprio povo. O povo de Nazaré ficou ofendido com ele e se recusou a ouvir o que ele tinha a dizer. Eles desprezavam sua pregação porque ele era um trabalhador, um carpinteiro, um mero leigo e eles o desprezavam por causa de sua família.

 Como a familiaridade pode gerar um desprezo equivocado. Jesus não podia fazer nenhuma obra poderosa no meio deles porque estavam fechados e não criam nele. Se as pessoas se uniram para odiar e se recusar a compreender, então não verão outro ponto de vista além do seu próprio e se recusarão a amar e aceitar os outros. Você se ofende facilmente com os outros? então eles não verão outro ponto de vista senão o seu próprio e se recusarão a amar e aceitar os outros. Você se ofende facilmente com os outros? então eles não verão outro ponto de vista senão o seu próprio e se recusarão a amar e aceitar os outros. Você se ofende facilmente com os outros?

A palavra “evangelho” significa literalmente “boas novas”. Isaías havia profetizado que o Messias viria no poder do Espírito Santo para trazer liberdade aos oprimidos pelo pecado e pelo mal (ver Isaías 61: 1-2). Jesus veio para libertar as pessoas da pior tirania possível – a tirania da escravidão ao pecado e o medo da morte, e a destruição do corpo e da alma. Somente o poder de Deus pode nos salvar do vazio e da pobreza de espírito, da confusão e do erro, e do medo da morte e da desesperança. O evangelho da salvação é “boas novas” para nós hoje. Você conhece a alegria e a liberdade do evangelho?

“Senhor Jesus, tu és a realização de todas as nossas esperanças e desejos. Teu Espírito nos traz graça, verdade, vida e liberdade. Enche-me com a alegria do evangelho e inflama o meu coração com amor e zelo por ti e pela tua vontade . “

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !