Mateus 13, 18-23 Explicação da parábola do semeador

aqui

“Os cuidados do mundo e o deleite nas riquezas sufocam a palavra”

Escritura:  Mateus 13: 18-2318 “Ouve então a parábola do semeador. 19 Quando alguém ouve a palavra do reino e não a compreende, vem o Maligno e arranca o que foi semeado no seu coração; isto é o que foi semeado ao longo do caminho. 20 Quanto ao que foi semeado em solo rochoso, este é aquele que ouve a palavra e imediatamente a recebe com alegria; 21 mas ele não tem raiz em si mesmo, mas permanece por um tempo, e quando surge tribulação ou perseguição por causa da palavra, imediatamente ele cai. 22 Quanto ao que foi semeado entre os espinhos, este é o que ouve a palavra; mas os cuidados do mundo e o prazer das riquezas sufocam a palavra, e ela se mostra infrutífera. 23 Quanto ao que foi semeado no bem solo, este é aquele que ouve a palavra e a compreende; ele realmente dá fruto e produz, em um caso cem vezes, em outro sessenta e em outro trinta.

Meditação: Você é bom em ouvir, especialmente a palavra de Deus? Deus está sempre pronto para falar a cada um de nós e nos dar entendimento de sua palavra. Esta parábola de Jesus é um aviso para aqueles que ouvem e pregam a palavra de Deus. O que nos torna ineficazes e indiferentes à palavra de Deus? A preocupação com outras coisas pode nos desviar do que é realmente importante e vale a pena. 

E permitir que nossos corações e mentes sejam consumidos por coisas materiais pode facilmente nos oprimir e nos afastar do tesouro que dura a eternidade. A palavra de Deus só pode criar raízes num coração receptivo, dócil e pronto para ouvir o que Deus tem a dizer. Uma lição é clara: a colheita é certa.

 Enquanto algumas sementes cairão no caminho e algumas cairão em solo raso e nunca chegarão à maturidade, e algumas serão sufocadas até a morte pelos espinhos; no entanto, uma colheita virá. A semente que cai em boa terra, no coração receptivo, colherá frutos abundantes. Você está disposto a aprender e está ansioso para aprender a verdade de Deus? E você permite que algo o impeça de se submeter à palavra de Deus com alegria e obediência confiante?

“Senhor, ajude-me a guardar a palavra que você plantou em meu coração para que nenhuma dúvida ou tentação possa me impedir de crer e obedecer a você. Que eu seja frutífero em seu serviço e que eu nunca tenha medo de falar de você para os outros e compartilhar com eles as boas novas do evangelho. “