Encontro de perseverança: 11 O caminho que eu quero seguir

715

Bíblia: 

Mateus 7,13-14 

“Entrai pela porta estreita. Pois larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela. Mas estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que a encontram.”  

Reflexão:

Jesus ensina neste versículo sobre os muitos que andam pelo caminho que favorecem a si mesmos, o caminho da comodidade, e os poucos que aceitam a verdade em busca de segurança eterna, sem se importar com o preço a ser pago.

Não há três caminhos, ou três tipos de pessoas, a Bíblia só reconhece dois caminhos e dois tipos de pessoas (com Cristo e sem Cristo, céu e inferno)

1) Duas Portas: I Rs. 18, 21

“Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal” (Dt 30.15).

“Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu” (1 Rs 18.21).

Significado:

  • Larga: Modo de viver descuidado e pecaminoso do ímpio – é mais fácil ser vingativo e avarento, aproveitando-se dos outros para enriquecer-se, do que andar pela regra de ouro (Mt. 7,12), este é o caminho que conduz ao inferno – o nome da porta é EGOÍSMO.
  • Estreita: Larga o suficiente para entrar uma pessoa de cada vez – Mostra a dificuldade do primeiro passo correto para Deus – A pessoa tem vencer todas as inclinações naturais (Luc. 13: 24), o nome desta porta é JESUS. A porta estreita exige obediência rigorosa à regra de ouro.

“Portanto tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lo também vós, porque esta é a lei e os profetas” Mt. 7,12.

2) Dois Caminhos

 Os caminhos são a seqüência das portas, e entrar pelas portas é uma questão de consciência, liberdade e escolha, – A vida passa a ser moldada pela escolha – Não é o destino que determina o nosso futuro, e sim a nossa escolha e Jesus é a única escolha e Ele diz em João 14.6: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”.

  • Caminho largo – porta larga: Comodidade e o conforto do mundo – Bastante espaço para o pecador e seus pecados. Tem uma aparência florida, atraente e sedutora.
  • Caminho estreito – porta estreita: Não oferece espaço suficiente para que um pecador passe com todo seu volume de iniquidades. Ele é estreito, mas à medida que começamos a trilhar este caminho, que é Jesus, ele se alarga, expande, dilata-se, adquire paisagens, glória e traz descanso, segurança e paz. Veja João 14.27: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”.

3) Dois tipos de companhia: Muitos viajantes na estrada larga e poucos peregrinos na estreita.

  • Valores do caminho estreito – Arrependimento e fé.
  • Valores do caminho largo – Egoísmo e todas as suas manifestações.

4) Dois destinos: Caminho espaçoso leva a destruição.

O caminho espaçoso leva a destruição, desperdício, perda de tudo que é valioso e especial para nossa existência (família, saúde, amigos…), destruição nos fala de limitações, confinamento, uma prisão fria e solitária.

O caminho estreito apesar de sacrifícios nos leva a desfrutar das mais ricas bênçãos, e o melhor de tudo… a presença e o cuidado do Senhor em todos os momentos

Conclusão: 

O Pai nos dá duas opções, como está escrito em Dt 30.19: “Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente, amando ao Senhor, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e te achegando a ele; pois ele é a tua vida e a longura dos teus dias; para que fiques na terra que o Senhor jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque e a Jacó, que lhes havia de dar”. 

Dinâmica:

Materiais: 2 cabos de vassoura Desenvolvimento:

Tenha dois cabos de vassoura em mãos.Coloque-os em pé, bem distantes um do outro.Peça para as crianças que passem entre eles. Depois vá aproximando os cabos até que fiquem tão próximos que eles tenham que passar de lado, se espremendo.

Coloque-os em círculo e converse com eles.

Discussão: 

Vocês gostaram de passar espremidos? (Permita respostas)

Jesus disse: “entrem pela porta estreita … A porta estreita e o caminho difícil levam para a vida.”

Vocês sabem por que Jesus disse que o caminho e a porta estreita é que levam para a vida? (Permita respostas) Porque é difícil fazer sempre somente o que é certo e bom.

Mas você já sabe que o caminho e a porta estreitos é que levam para a vida eterna, então vamos decorar o verso?

Primeiro vamos fazer uma fila indiana e enquanto repetimos juntos vamos passar pela porta.

Depois eu vou juntar de novo os cabos de vassoura e um por um ao passar entre eles vai repetir o verso. 


Autoras:
Carolina Oliveira, Gabriely Bataier, Julia Bonache, Paloma Frasson, Vanessa F.Damasceno.

Partilhe material de catequese e Ganhe acesso ao site missa com crianças:

Se você tem algum material para catequese, seja de perseverança, primeira comunhão, crisma, batismo, encaminhe para o nosso email abaixo, que disponibilizaremos aos catequistas do Brasil que visitam o nosso site.

E-mail: catequisar@yahoo.com.br na mensagem escreva seu nome completo e a frase Quero ganhar as historinhas para catequese