Ação de Graças

“Dai graças ao Senhor porque ele é bom, eterna é a sua misericórdia” Sl 135 (136)

no dia de ação de graças vamos ser gratos a Deus

Celebramos neste dia 25 de novembro, o DiaNacional de Ação de Graças. Embora não seja muito comemorado aqui no Brasil, essa data é mais lembrada nos Estados Unidos, inclusive em algumas localidades é até feriado. O Brasil se apropriou desse dia nos últimos anos para realizar a ação comercial Black Friday, mas ainda é uma oportunidade para realizarmos aqui, também, o Dia de Ação de Graças.

Em nossa vida temos sempre que ser gratos, seja a gratidão a Deus ou a alguém que nos fez um favor e estendeu a mão quando precisávamos. Temos que agradecer por tudo de bom que acontece em nossa vida e por aquilo que não é tão bom, também. Temos que agradecer por nosso emprego, por nossa saúde, por nossa família, pela nossa fé católica e por nossa vida. Ser gratos a Deus por tudo isso e agradecer aqueles que estenderam a mão para nós.

Não podemos deixar para agradecer a quem nos ajudou em vida no leito de um hospital à beira da morte, temos que agradecer em vida, todos os dias a essa pessoa. Da mesma forma, temos que ser sempre gratos a Deus, lembrar que Ele nos deu a vida, a saúde, trabalho e família.

Por isso, temos que sempre ir à Missa, sobretudo, a celebração dominical, agradecendo a Deus pela semana que tivemos. A missa é a grande ação de graças, onde pedimos as graças que necessitamos a Deus e agradecemos por tudo que recebemos d’Ele. Uma das maneiras de celebrar esse Dia de Ação de Graças é, se possível, participar da Celebração Eucarística, agradecendo a Deus pelo dom da vida. Se não puder ir nesse dia, que seja no domingo próximo.

A data da comemoração do Dia de Ação de Graças é sempre na quarta-feira quinta-feira do mês de novembro. É próximo ao final do ano para, justamente, termos a oportunidade de agradecer a Deus por tudo que ele nos concedeu durante o ano. Praticamente um mês depois, celebraremos o Natal e Ano Novo. Os americanos fazem uma grande festa nesse Dia de Ação de Graças, reúnem família e amigos e fazem uma grande celebração.

Aqui no Brasil, nós podemos também darmos importância a essa data. Ao invés de focarmos somente em Black Friday, podemos fomentar mais aqui no Brasil no Dia de Ação de Graças. Reunir pai, mãe, amigos, família e agradecer a presença deles em sua vida e fazer uma grande celebração.

Uma das razões de celebrar o Dia de Ação de Graças é dizer as razões pelas quais é grato no ano. É uma oportunidade de refletir sobre o que passou e pedir prosperidade para o ano seguinte. É semelhante com o que fazemos no último dia do ano, antes de entrar no novo. O Dia de Ação de Graças marca o início das celebrações do final de ano.

No Brasil, o Dia de Ação de Graças não é feriado e sua comemoração é, geralmente, restrita às escolas de língua inglesa, às empresas de origem americana e às algumas famílias de tradição evangélica. Dessa forma, a maioria dos brasileiros só conhece o feriado por meio das redes sociais, ou pelos episódios de séries e filmes americanos que passam nessa data. 

Ainda assim, mesmo que por aqui a comemoração não seja muito usual, a data foi regulamentada no calendário nacional em 1949, pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra. Em 1965, o presidente Castello Branco definiu que a celebração seria feita no mesmo dia que nos Estados Unidos, na quarta quinta-feira do mês de novembro.

Aprendamos a ser gratos a Deus em qualquer situação da nossa vida. Quando Ele nos conceder um milagre que pedimos a ele, que possamos ser agradecidos e ir até a igreja agradecer. Muitas vezes o nosso mal é esse, só pedimos, mas esquecemos de agradecer. A gratidão é uma virtude cristã e que devemos sempre praticar, seja com Deus ou com o próximo.

Sejamos gratos a Deus por esse ano civil que vai se findando e tenhamos a esperança de que teremos um 2022 melhor. Cabe a cada um de nós fazer um ano bom ou não. Cuidemos daqueles que estão ao nosso redor e preservemos a nossa vida e a vida de nossa família. Preparemos o nosso coração para daqui a um mês celebrarmos o Natal e Ano Novo e com o coração renovado, cheio de esperança e gratidão a Deus.

Celebremos com alegria e gratidão esse Dia de Ação de Graças, agradecendo a Deus os bons frutos colhidos por nossa arquidiocese durante esse ano e que no próximo continuemos evangelizando essa cidade. Sempre unidos, buscando o mesmo ideal, que é o amor de Deus ao coração de todos. Amém.

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !