Essa é uma dinâmica para formação de catequistas que possam ter uma uma evangelização eficaz
1. Objetivo
entusiasmar os participantes com a missão evangelizadora para que depois decidam se formar como evangelizadores.
2. Ideia-chave
Não importa que ainda não tenhamos nos convertido totalmente, se não evangelizarmos não estamos cumprindo o mandato principal de Cristo
3. Metodologia
a. Foco
• Uma visão geral dos cinco passos para uma evangelização eficaz
• A passagem de Jesus e a Samaritana mostra quais são os passos a seguir para evangelizar.
b. Dinâmicas e atividades dos participantes
• Beber água do poço
• Os quatro pontos cardeais
• As prioridades da vida.
c. Materiais e anexos
• Papel
• Canetas
• Jarro e copos
• Velas
4. Estrutura de ensino
A. Introdução
a. Local:
Pregação independente orientada para a motivação evangelizadora.
b. Evocação:
Quais você considera os cinco mandamentos mais importantes que precisam ser cumpridos
c. Motivação:
Todos nós já ouvimos a história da mulher adúltera em algum momento! E permanecemos no julgamento moral que fizemos de seu
B. corpo docente.
Para cumprir a tarefa de evangelização e discipulado entre as pessoas, é necessário atender a uma série de condições que garantam o resultado esperado. Dessa boa intenção ao fato real há uma distância enorme. A experiência nos diz que a igreja demora muito para tomar decisões e no final os projetos não se concretizam.
Leitura: João 4,1-42
O que significa a palavra “… de passagem” significa? quando falamos por ex. Comida para viagem, refrigerantes para viagem, compras para viagem, etc. Etc.
Temos na leitura da passagem bíblica sobre a mulher samaritana um belo exemplo de uma evangelização passo a passo realizada por Jesus. É curioso que, por muito tempo, o foco desta passagem bíblica tenha sido fixar-se na condição moral e espiritual dessa mulher e na atitude de Jesus para com ela. Muito pouco paramos na ação evangelizadora desta mulher, depois de ter sido redimida pelo Senhor.
Proponho ignorar alguns detalhes do texto, bem conhecidos por todos, e centrar a reflexão em cinco aspectos que passam a ser os passos para uma evangelização eficaz. A mulher samaritana em seu encontro inesperado com Jesus tomou as seguintes atitudes. Para toda evangelização e discipulado, devemos levar em consideração estes cinco passos, que são básicos e simples. Não é necessário ter um bom orçamento financeiro, recursos humanos e equipamentos de áudio, pessoal preparado para o aconselhamento, ter um profissional de evangelização ou uma oficina de treinamento para evangelização. Só a atitude que estamos prontos para evangelizar depois de termos conhecido a mensagem de salvação de nosso Senhor Jesus Cristo é suficiente.
Vamos analisar passo a passo cada atitude deste primeiro missionário da igreja primitiva:
I Passo: Ela ouviu com atenção a Boa Nova de Jesus Cristo, o Messias:
A mulher samaritana ouviu com atenção tudo o que Jesus lhe dizia e foi capaz de manter um alto diálogo com Ele. Ela apresentou suas preocupações e esperanças a ele. Ela aceitou sua condição pecaminosa quando questionada por Jesus.
Nesta etapa é importante levar em consideração a evangelização das pessoas. Hoje, mais do que nunca, é necessário apresentar a Mensagem do Evangelho de Jesus Cristo de forma clara e oportuna, que leve todos a se confrontarem com a palavra de Deus.
Muitas pessoas querem ouvir algo novo, além das palavras, querem encontrar um significado em suas vidas, preencher vazios existenciais, satisfazer suas necessidades materiais, saber o que acontecerá após a morte, etc. A maioria das pessoas fica enojada ao ouvir mensagens longas e elaboradas e sem levar sua situação em consideração. São palavras que não atrapalham a existência do ouvinte.
Um exemplo a ter em conta é o do próprio Jesus, que soube dialogar com a samaritana, ignorando uma série de situações culturais e sociais. Ele foi direto ao ponto em sua conversa, elevou sua condição social e espiritual através de um gesto amigável: “dá-me um pouco de água” A surpresa desta mulher é compreensível com este vínculo que Jesus estabelece. Essa solicitação passa a ser o ponto de partida para a divulgação de cada um. É ele que pede água para matar a sede, ela tem o recurso material para tirar a água do poço, logo ela pedirá a água espiritual daquele que é a fonte. É ali onde Jesus eleva sua condição moral e espiritual, de forma sutil ele pede a ela que chame seu marido para lhe dar a água viva.
A mulher samaritana observou que ela está antes do Messias, El Salvador. Diante dessa realidade, ele não perde tempo pedindo aquela água que só ele pode dar, ou seja, ele também quer ser o beneficiário da salvação.
Este confronto é necessário para cada pessoa na evangelização, é para levar a pessoa à sua verdadeira situação perante o Senhor Jesus Cristo. Deixe a Palavra de Deus e o Espírito Santo fazerem a obra da convicção.
Etapa II: ele deixou sua jarra aos pés de Jesus
Quando ela ouviu que Jesus é o Messias, o Salvador, ela não hesitou em deixar sua jarra aos pés de Jesus e correu para alertar seu povo. Ela não se importava mais com o que diziam sobre ela, ela deixou para trás suas preocupações, seus medos, sua angústia, sua vida dissoluta. Agora ele queria tornar sua nova realidade conhecida por todos, ele havia encontrado a salvação. Aquele jarro representava tudo o que era um fardo e que carregava consigo todos os dias, sem poder encontrar aquela paz interior.
Na evangelização podemos encontrar pessoas que desejam deixar sua jarra aos pés de Jesus, depois de ouvir a mensagem da Salvação e receber o Senhor em seus corações. Todas as suas tristezas, dores, fardos, culpa, angústia, preocupações, pecados, são colocados nas mãos do Senhor Jesus Cristo. Eles são liberados e resgatados! Apenas por graça! A partir desse momento, eles vivem uma vida em plenitude!
Outros, porém, não estão dispostos a abrir mão de nada, querem a salvação de suas vidas, mas sem pagar nenhum preço. Preferem viver sem mudanças, frequentar alguma igreja rotineiramente, cumprir as obrigações administrativas, nada mais. Eles notaram a existência de Deus e seu grande amor, mas isso só foi registrado em suas memórias, não no coração. Eles não querem ser confrontados com a mensagem de salvação que os convida a mudar de vida. Para conseguir essa mudança, é necessário que eles saibam que têm que mudar de rumo, parar de fazer o que não os levou a lugar nenhum. Ou seja, eles devem se arrepender de todos os seus pecados e aceitar o Senhor Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.
Esse aspecto deve ser levado em consideração na evangelização, para não permitir que as pessoas venham à nossa igreja ou comunidade só porque o evangelho é algo interessante para elas ou podem obter algum benefício material. Lembre-se de que na igreja somos aqueles que foram pecadores e agora são redimidos pelo Senhor Jesus Cristo. Essa é a diferença!
III Etapa: Ele foi imediatamente para a cidade
O próximo passo que essa mulher pecadora dá, que ouviu a mensagem da salvação e foi redimida pela graça do Senhor Jesus Cristo, é ir imediatamente para sua cidade com o propósito de contar a outros o que aconteceu com ela. Ou seja, a atitude de ir aos outros e contar sua experiência salvífica, é preciso levar em conta para toda evangelização. Ela não guardou essa experiência para si mesma, mas queria que outras pessoas conhecessem.
Um dos problemas da evangelização hoje é a atitude que muitos assumem depois da experiência de conversão pessoal: ficar onde estão ou simplesmente calar a boca. Eles não são capazes de espalhar as boas novas a outras pessoas que precisam da redenção divina e que não sabem para onde ir ou não têm ninguém para dar a conhecer a eles. Quantas cidades, vilas e bairros ainda não ouviram as boas novas da salvação em Cristo Jesus.
Para resolver este problema, muitas comunidades recorrem a especialistas profissionais em evangelizar, visitar e pastorear. Acredita-se que essas pessoas são as únicas a alcançar o cumprimento da Missão. Qualquer quantia de dinheiro é desperdiçada na tentativa de realizar campanhas evangelísticas e trazer mais pessoas para a igreja. Esquecendo que a tarefa é de cada crente, que a missão foi dada por nosso Senhor Jesus Cristo a cada um de nós (Mateus 28: 19-20).
Etapa IV: Ele contou ao povo o que tinha ouvido sobre Jesus
É interessante notar que a mulher samaritana arriscou sua vida quando foi contar aos homens que ela havia conhecido outro homem, mas que este homem, ao contrário dos outros, havia dito a ela quem ele era. Sem dúvida, a notícia era um pouco perigosa, pois conheciam muito bem esta mulher e sabiam o que ela andava a fazer. Mas ela não se importou com o que eles disseram sobre sua vida anterior. Agora ela tinha uma ótima notícia e queria compartilhá-la com seus vizinhos da cidade. Ela disse a todos: “Ele me contou tudo o que fiz.” Jesus não era apenas mais um homem em sua vida, foi ele quem disse claramente que sua situação era de pecado e que ele estava disposto a perdoá-la e dar-lhe a água viva da salvação. Ela ouviu com atenção a mensagem redentora de Jesus Cristo, ela não perdeu a oportunidade de estar na frente de Cristo.
Esta atitude é muito importante na evangelização das pessoas, podendo partilhar com os outros a experiência pessoal de salvação. O testemunho pessoal ajuda muito a dar credibilidade ao que dizemos. Palavras por si só não são suficientes. A mulher samaritana foi acreditada pelos vizinhos, devido ao testemunho que dava na época. Se cada um de nós pudesse contar aos outros sobre nossa experiência de conversão e dar um verdadeiro testemunho disso, muitas pessoas se colocariam aos pés do Senhor e seriam redimidas. Aí está o segredo do sucesso da evangelização.
Passo V: Muitos acreditaram por causa da palavra da mulher e de seu testemunho.
O resultado dessa ação da mulher samaritana foi eficaz, pois muitos vieram a Jesus por meio de sua palavra e testemunho. Eles verificaram no mesmo lugar que Jesus era o Cristo, o Salvador do mundo. Quase um povo inteiro tornou-se crente em Jesus Cristo, o povo o seguiu e não precisava mais ouvir as boas novas, mas provou isso estando face a face com o Senhor.
É urgente chegar a muitas pessoas por meio da mensagem de salvação de Jesus Cristo, para que se libertem de seus fardos e da opressão espiritual e social em que vivem. É também uma realidade óbvia que os meios de comunicação são muitos e ao mesmo tempo potentes para chegar a todos os lares. No entanto, a questão da evangelização e do crescimento da igreja continua sendo um assunto estranho para cada crente individualmente.
Parece que a tarefa de evangelizar tende a estar nas mãos de especialistas ou profissionais, com grandes orçamentos e recursos musicais adequados. Esqueceu-se que evangelizar é uma tarefa pessoal, em todos os tempos e lugares. Enquanto não houver tal convicção, a missão confiada por nosso Senhor Jesus Cristo ficará para sempre inacabada, à espera de alguém que seja iluminado ou iluminado.
Consideremos a experiência da Samaritana e de tantas outras, que mudaram a sua história e a história de outras pessoas, apenas comunicando a mensagem de salvação com os recursos de que dispunham na época. Que o Espírito Santo nos guie neste processo de proclamação da Palavra de Deus a muitas pessoas e nos permita semear a semente em cada mármore ou coração sofredor.
Frase a repetir:
“Existe de mim se não evangelizar !!!”
Jose Pavlov Valdivia Reynoso








