As etapas de um encontro de catequese

encontro de catequese catecumenato
Material para catequese
Material para catequese

A etapa de planejamento consiste em conhecer previamente o tema a ser aplicado, prevendo a utilização dos meios que estão disponíveis para sua resolução, tendo sempre em mente os princípios ou valores que devem nortear essa resolução.

No caso da turma de formação católica, o problema a ser resolvido é como transmitir aos filhos, de maneira fiel, completa e atraente, o grande tesouro da fé católica, para que o tornem seu, tragam para dentro. suas vidas e transmitir aos outros.

Embora o número de meios de comunicação disponíveis para os encontros de catequese possa variar em cada paróquia ou centro catequético, de acordo com seus recursos financeiros, humanos ou de instalações, o catequista deve planejar seus encontros procurando aproveitar ao máximo todos os meios de comunicação (muitos ou poucos ) que estão disponíveis.

Os princípios e valores que devem guiar a catequese devem centrar-se na convicção dos catequistas da sua missão de serem transmissores da fé e colaboradores das crianças no caminho para o céu e no desejo dos próprios catequistas de responder a este apelo do Amor preferencial de Deus.

OPERAÇÃO

A operação é a realização das situações previstas na fase de planejamento.

No caso da preparação para eucaristia ou Crisma, a operação é a realização do encontro utilizando os recursos, técnicas e meios didáticos mais adequados.

AVALIAÇÃO

A avaliação consiste em medir os resultados obtidos durante a operação, analisar as medidas que foram eficazes e rever as que não o foram.

No caso da turma de catequizandos , a avaliação consiste em saber o quanto os objetivos propostos foram alcançados. Se os catequizandos aprenderam os conteúdos que deveriam ter e se houve mudança de atitudes neles.

Esta fase vai ajudar-nos a tomar decisões no planeamento dos encontros subsequentes, aproveitando os meios que nos têm sido eficazes e melhorando ou descartando os que não o foram.