Dicas para chamar a atenção das crianças na catequese

Crianças na catequese, o encontro de catequese com crianças
Material para catequese
Material para catequese

Apresentamos algumas dicas para chamar a atenção das crianças na catequese:

Conheça nossas limitações .

Dar catequese não é fácil, temos que conhecer os nossos alunos, a sua capacidade de concentração, a sua necessidade de movimento e as suas motivações. Se não temos experiência em gerir um grupo de crianças, devemos preparar o encontro. Utilize todos os meios à nossa disposição para que não fiquem entediados e mudem de atividade com frequência.

Domine a situação

Uma boa tática é ficar calado quando eles falarem, eles saberão que não vamos gritar, que esperamos pacientemente que eles fiquem atentos e se alguém persistir convide-os para sair e brincar. Ser franco quando alguém tenta ser engraçado e avisar que não entendemos a piada funciona bem, embora mudemos imediatamente o gesto e sorrimos. São medidas que devem ser pouco utilizadas. É melhor demonstrar alegria e chamar a atenção deles fazendo com que participem no final do encontro na ordem, o quanto quiserem. Esperar a sua vez de falar, interromper alguém que está falando porque alguém não está ouvindo são táticas que funcionam muito bem.

Dê o exemplo de boas ações .

É melhor valorizar quando fazem algo bem, dando o exemplo, do que corrigir uma atitude ruim.

Único e irrepetível.

Se eles sentirem que são únicos e irrepetíveis para nós, que não são um número na classe, teremos conquistado sua aceitação e respeito.

Coloque-nos no lugar deles

Apesar de serem crianças, devemos compreender que eles têm as suas dificuldades, os seus medos. Eles precisam da nossa segurança e da nossa empatia, não devem sentir-se julgados. Aceitamos cada um como é.

Eles nos ensinam .

Eles podem sentir que também aprendemos com eles a sua falta de preconceitos, a sua inocência, a sua capacidade de adaptação sem estereótipos.

Preparação . 

Quanto mais recursos didáticos tivermos, quanto mais concretamente resumirmos o que queremos ensinar, melhor dominaremos a situação.

Paciência

É uma virtude necessária em todos os momentos da nossa vida. Com crianças é essencial. Transmitimos tranquilidade e paciência para você. Eles nos testam, se vêem que não nos incomodam, que não perdemos os nervos, eles se acalmam.

Dedicação . 

Não é necessário gastar muito tempo, mas a dedicação, o entusiasmo e a gentileza para com os pais e os filhos são uma porta aberta para o sucesso. Para nós, sucesso significa: Fazer com que venham felizes, ansiosos pela catequese, porque é assim que aprendem sem perceber.

Lidere pelo exemplo

A frase nunca foi melhor utilizada: não podemos pedir atenção se não a dermos, bondade se formos severos, calma se a perdermos facilmente.

Resumindo , 

Qualquer catequista tem uma grande responsabilidade e uma tarefa difícil. Nós, catequistas, temos maior influência porque não apenas transmitimos conhecimento sobre o Evangelho, mas também formamos espiritualmente as pessoas em seus primórdios. Temos uma grande vantagem, Deus está atrás de nós nos ajudando em um trabalho tão maravilhoso.