O processo de planejamento da catequese, etapas a seguir

encontro de catequese catecumenato
aqui

1. Preparação ou Plano de Estudos.

Corresponde a todo um ciclo de estudos, neste caso se refere a todo um ciclo na paróquia ou centro catequético.

É conveniente conhecer o planejamento na sua totalidade, pois assim saberemos quais são os conhecimentos e experiências anteriores que os nossos catequizandos têm, e o nível de profundidade que irão atingir nos cursos subsequentes.

Ter esta visão global do currículo ajuda-nos a confirmar a transcendência da nossa missão, pois a fé vai se construindo de forma gradual e progressiva até chegar ao amadurecimento na resposta a Deus.

Colaboraremos nas etapas iniciais para lançar as bases para isso e, nas etapas superiores, guiaremos o catequizando para que atinja a maturidade em sua resposta a Deus.

2. Preparação ou revisão do Programa Anual.

É uma visualização global de como será todo o curso, dependendo dos objetivos gerais.

Todo o curso deve ser planejado de forma geral, no início do ano, levando em consideração o número e a duração dos encontro e as datas dos feriados que vão atrapalhar os encontros.

Este programa deve incluir as atividades de vivência da liturgia na paróquia, como o Rosário, a Via Crucis e a vida de oração e sacramentos como meios de apoio para alcançar um ambiente propício à formação integral dos catequizandos.

3. Preparação ou revisão do plano de uma Unidade de Programa.

Cada unidade do programa, que normalmente corresponde a um mês de encontro, deve ser planejada de uma forma particular.

O planejamento por unidade nos ajuda a dar continuidade aos conceitos e ideias que tratamos, a ordená-los e não ser repetitivos, a ter uma visão geral de um tema, a organizar e aproveitar melhor o tempo, as atividades e as tarefas.

Definirá quais exercícios devem ser realizados no encontro, pois requerem mais orientação e reflexão, ou quais podem ser deixados como dever de casa como forma de reforço dos conteúdos aprendidos.

Programar a unidade de forma global ajudará a que conteúdos isolados não sejam apresentados de um encontro a outro, mas que sejam acompanhados e o conhecimento prévio dê sentido e adquira maior sentido com o conhecimento posterior.

4. Planejamento dos tópicos específicos de cada unidade do Programa.

Consiste em planejar um tema específico para um encontro de uma maneira particular.

Devemos levar em consideração todos os aspectos que têm a ver com isso para ter uma maior garantia de sucesso em nossa sessão.