Planejamento na catequese

encontro de catequese catecumenato

Já sabemos que o “planejamento” deve ser a primeira atividade de quem prepara uma reunião catequética. Continuando com este tema, vamos aprofundar o planejamento nas paróquias.

Esta é também uma das nossas grandes deficiências, que pode ter atenuantes relacionadas com a realidade da própria comunidade, o que não significa que temos de nos resignar e não trabalho para conseguir, mesmo que seja, um mínimo e adaptado planejamento.

Quando pensamos em planejar, nosso olhar deve estar na realidade que nos rodeia e nesta, elaborar, criar, projetar e organizar, para obter os melhores resultados possíveis.

Qualquer tarefa pensada, trabalhada com responsabilidade, carrega consigo uma carga de inconvenientes que devemos superar. Os mais comuns, na hora de organizar a catequese, passam pela falta de catequistas formados ou por complicações em termos de trabalho. Como qualquer problema, será necessário encontrar uma solução e se organizar a partir do que existe.

Encontrar equilíbrio e harmonia em uma tarefa articulada, em benefício da catequese, às vezes é difícil, mas quando o objetivo final é alcançar a conjunção entre catequistas e catecúmenos, todo esforço é duplamente valorizado.

Somente com um bom planejamento pode ser alcançada uma melhor compreensão de toda a história da salvação.

Planejamento da catequese paroquial

A tarefa central da Igreja é a proclamação explícita do Evangelho de Cristo. Daí deriva uma série de ações pastorais, estruturas e funções que tornam a missão possível. Entre as ações, destacam-se a catequese preparatória para os sacramentos e, especificamente, a preparação para a primeira comunhão e a confirmação.

Este processo de preparação deve ser sistemático e contínuo. Tem o nome de “itinerário catequético permanente” e, como tal, permite que novos fiéis se incorporem na Igreja e ajudem a crescer e amadurecer os que já aí estão.

É impensável não planejar a catequese; e é até anti-evangélico. Deve haver uma preparação séria, não só da atividade, mas também daqueles que se encarregarão da tarefa. E, naturalmente, a programação da catequese deve estar em harmonia com a pastoral orgânica da paróquia.

Por todas estas razões, e especialmente para a catequese da primeira comunhão e confirmação, é conveniente ter em conta o seguinte:

– Em primeiro lugar, seguindo o processo de todo o planejamento, será necessário diagnosticar a situação a respeito do assunto. Existem crianças e jovens (e adultos) para receber os sacramentos?
– Compromisso, mesmo que mínimo, com os atos centrais do calendário litúrgico
– Para quem já está em processo (2º ano de comunhão, jovens ou adultos), criar ações concretas para dar um passo da norma heterogênea
(por exemplo: ir à missa por obrigação), em direção à norma autônoma (na missa somos comunidade que eleva a sua oração ao Pai e consagra junto com Jesus, toda a criação).

O que não deve faltar em todo planejamento (e muitas vezes falta), é a série de conteúdos mínimos; como orações oficiais, feriados, práticas religiosas, etc.; tudo o que diz respeito à vida concreta do cristão.

Muitas vezes, na ânsia de inovar dos catequistas e dos editores em apresentar novos textos, os métodos são privilegiados sobre o conteúdo, ou os temas são apresentados de forma tão astuta que perdem a força da mensagem de Jesus. Não esqueçamos que “novo nem sempre é bom”.

Planejar é uma coisa séria, embora nas coisas de Deus a graça esteja em primeiro lugar, porque somos convidados a usar todos os recursos de nossa inteligência e capacidade operacional para a causa do Reino, mas não se deve esquecer que sem Cristo, nós não podemos fazer nada.

Licenciado Juan Carlos López Olmedo

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !