Ser pai nunca foi fácil, nem no século 21 nem na época em que os livros da Bíblia foram escritos. A Sagrada Escritura tem muito a dizer sobre esta tarefa para a qual nem a escola, nem o mundo empresarial ou profissional estão preparados. Veja os 10 versículos bíblicos que podem ser aplicados em todos os momentos e em todas as famílias.
1. Seja o primeiro professor de seus filhos (Provérbios 22,6)
É responsabilidade dos pais “educar o filho para seguir o caminho certo”. Não é responsabilidade do Estado, da escola ou do governo, mas sim dos pais.
2. Os pais devem dar o exemplo de como viver bem (2 Coríntios 3,2-3)
As Escrituras ensinam que a maneira como vivemos é como uma “carta de Deus”, uma carta que nossos filhos leem todos os dias.
3. Forneça o que a família precisa (1 Timóteo 5,8)
Mesmo um pai que está desempregado ou que mal consegue contribuir com dinheiro para a casa pode contribuir com o seu coração e desejo. Apenas ser pai e estar ao seu alcance contribui mais do que aluguel ou comida. Os pais têm o dever de prover às necessidades materiais, mas mesmo quando há dificuldades financeiras, eles podem e devem prover muito como pais.
4. Bons pais disciplinam seus filhos (Provérbios 13,24)
O pai que ama os filhos “cuida de discipliná-los”, diz a Escritura. Isto também se relaciona com a liderança proativa dos pais em casa.
5. Os pais passam tempo com os filhos, e não é um tempo vazio (Deuteronômio 6, 6-9)
“Estas palavras que hoje te ordeno estarão em seu coração; e você as repetirá a seus filhos, e falará delas enquanto estiver em casa”… As Escrituras pedem aos pais que se envolvam em conversas profundas, de coração para coração , que contribuem com sabedoria, e não apenas com dados. É bom planejar (com data e horário) “caminhadas de conversa” com as crianças, uma de cada vez. É o tempo em família que vale a pena.
6. Ter compaixão é uma característica paterna
Um pai tem compaixão de seus filhos, como aponta o Salmo 103,13: “assim o Senhor se compadece”.
7. Dedique recursos ao que você diz valorizar
Na carta do Apóstolo Tiago (Tiago 1:22) lemos: “não se limitem a ouvir a Palavra, coloquem-na em prática, não se enganem”.
8. Não irrite seus filhos (Efésios 6,4)
Não exasperem seus filhos, diz a Escritura, mas “antes, eduquem-nos com a disciplina e o ensino que vem do Senhor”. O que a Bíblia propõe é educá-los para serem jovens de fé.
9. Os pais nunca desistem quando se trata dos filhos
A história do filho pródigo (Lc 15, 20-24) é a de um pai que nunca perde a esperança e está pronto para receber de braços abertos o seu filho. Eduque, discipline, responsabilize-os… mas nunca desista.
10. Os pais oram pelos filhos (1 Crônicas, 29, 19)
“Senhor, concede ao meu filho Salomão um coração inteiro para que ele cumpra os teus mandamentos, preceitos e leis, colocando todos eles em prática”, orou o rei Davi. “Os filhos que sabem que seus pais oram por eles todos os dias, têm um profundo sentimento de amor e segurança”.