Vamos colocar a Palavra de Deus no centro de nossa vida familiar!

criança lendo a Bíblia

Começa o mês de setembro, mês da Bíblia e em família podemos aproveitar este momento para valorizar a leitura e a prática da Palavra de Deus na vida pessoal e familiar.

O importante é que lhe demos a importância que tem para educarmos os nossos filhos neste estilo de vida colocando Cristo no centro, por isso deixo aqui as minhas 5 Dicas para celebrar este mês da Bíblia em família.

PRIMEIRO. Divulgue a Bíblia em casa.

É muito importante termos um espaço especial para a Bíblia. Podemos colocar um pequeno altar simples onde temos um crucifixo, a Bíblia e a vela para acendê-lo quando oramos e quando lemos a Bíblia.

Existem algumas fórmulas para fazer a entronização da Bíblia em nossa casa, para que os pais possam conduzi-la e todos os membros da família participem dessa pequena cerimônia.

Podemos preparar músicas para todos nós participarmos.

O importante é dar um papel principal à Palavra de Deus na vida familiar. De preferência no centro da casa ou na sala principal.

SEGUNDO. Escolha um Evangelho para ler ao longo do mês.

É bom ler sempre a Bíblia, mas principalmente neste mês, por isso seria bom escolher um Evangelho para ler diariamente.

Podemos ler uma perícope (legenda) ou um capítulo todos os dias em família.

Podemos designar um momento especial para fazê-lo, no momento em que sabemos que toda a família estará junta.

Se nossos filhos já tiverem a idade certa, também poderão ler em voz alta para que juntos possamos refletir mais tarde sobre o que estamos lendo.

Se tivermos filhos pequenos, podemos pedir-lhes que nos façam um desenho daqueles que entendem e, se for um tema difícil, podemos explicar, em palavras simples, a essência do texto que lemos.

Se fizermos isso diariamente, conheceremos o Evangelho completo.

TERCEIRO. Ore com os Salmos.

Outra maneira muito bonita de conhecer a Bíblia é orar com os salmos.

Os salmos são canções para Deus, eles têm diferentes gêneros e nos ajudam a orar pelos diferentes eventos que acontecem conosco ao longo de nossas vidas.

Podemos ler um salmo todos os dias e depois parar para meditar sobre ele e fazer uma oração pessoal com base no salmo.

Podemos fazer isso pessoalmente ou em família.

SALA. Inclui os mais pequenos em casa.

Existem materiais adequados para os mais pequenos sobre o mês da Bíblia.

Na internet, há fotos de cada livro da Bíblia que podemos imprimir e dar aos nossos filhos para que possam trabalhar neles ao longo do mês. Se escolhermos bem, podemos dar-lhe uma visão geral de toda a Bíblia ou pelo menos saber que o Antigo e o Novo Testamentos e seus livros principais existem.

E QUINTO. Faça um plano para o ano todo.

Este mês da Bíblia é importante, mas é mais importante ter Cristo no centro da família justa e da vida pessoal sempre, por isso podemos fazer um plano para continuar conhecendo e aprofundando a Palavra de Deus ao longo do ano.

Para isso contamos com muitas ferramentas, por exemplo, os temas que a diocese nos oferece como conferências, cursos e diplomas que nos aproximam para aprofundar a Palavra de Deus, os vídeos que existem na internet que podem nos complementar.

Se conseguirmos perder o hábito de ler a Palavra de Deus diariamente a partir deste mês da Bíblia, teremos obtido bons frutos para nossa família.

Portanto, podemos fazer um plano para continuar lendo os outros Evangelhos aos poucos e meditando sobre eles como uma família, talvez uma vez por semana agora.

Também podemos continuar com a oração com os salmos e podemos mantê-los em mente para quando tivermos uma necessidade particular.

Tomara que, como fruto deste mês, consigamos que a Palavra de Deus nos acompanhe ao longo de nossas vidas e seja nosso alimento e sustento.

Silvia del Valle

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !