A vida nos reserva muitas surpresas, algumas chegando de forma inesperada e prematura, como tempestades da vida que surge sem aviso, nesses momentos, precisamos lançar âncora em Deus. Deste modo utilizar todos os recursos disponíveis, com agilidade e astúcia, sairemos vitoriosos desses períodos de angústia.
Tudo seria tão fácil quanto seguir o conselho deste bom escritor inglês: lance a âncora e proteja o seu barco, para que a tempestade passe sem lhe fazer mal.
Um escritor inglês do século passado conta em uma de suas obras que na praia perto de sua casa frequentemente se via uma coisa muito interessante: um navio lançando âncora no mar revolto.
A Âncora da Esperança: Segurança em Meio à Tempestade
Dificilmente há algo mais interessante ou sugestivo do que isso. O navio dança sobre as ondas, parece estar sob o poder e à sua mercê.
Vento e água se combinam para fazer do navio seu brinquedo. Parece que haverá destruição; Pois se o casco do navio fosse atirado contra as rochas, seria despedaçado.
Mas observamos que o navio mantém a sua posição. Embora à primeira vista pareça um brinquedo indefeso à mercê dos elementos, o navio não está derrotado.
Qual é o segredo da segurança deste navio? Como ele consegue resistir às forças da natureza com tanta calma?
Há segurança para o navio em meio à tempestade, porque ele está ancorado! A corda está fixada ao fundo sólido do mar, independente das águas ou do que flutua nelas.
Não importa quão forte sopre o vento ou quão altas sejam as ondas do mar… a sua segurança depende da âncora que está imóvel no fundo do oceano.
Muitas vezes nos sentimos no meio de uma tempestades da vida, sendo jogados pelas ondas e fustigados pelo vento da adversidade.
Parece-nos, por vezes, que não conseguiremos sobreviver a determinados períodos das nossas vidas.
Sem uma vida espiritual, fé, esperança e amor, a vida é como um navio à deriva no mar da vida. Contudo, confiando em Deus, experimentamos a sua presença e o seu amor como âncora da nossa vida, sentimo-nos fortalecidos e esperançosos.
Essa esperança mantém as nossas vidas seguras e estáveis, tal como a âncora mantém o navio seguro.
Conclusão
Quando a sua fé, esperança e caridade são reais e práticas, você está preparado para enfrentar as tempestades da vida… Peça ao Senhor que as dê a você, fortaleça-as através de ações concretas, mas acima de tudo, lance sua âncora e fixe-a em DEUS.