Sem a ajuda de Deus nada se pode fazer

mulher rezndo em oração
Material para catequese
Material para catequese

Quando criança, minha mãe costumava me dizer “quando se quer consegue”. E é comum ver muitos cristãos determinados a “treinar” sua força de vontade para fazer o bem, como se tal dependesse acima de tudo de suas habilidades pessoais. as intenções são boas, com certeza. Mas não, não funciona assim. Isso é o que nossa força de vontade pode fazer. São Paulo explica isso em Romanos 7:

Bem, eu sei que o que é bom não habita em mim, isto é, na minha carne; Na verdade, querer está ao meu alcance, mas fazer o que é bom, não.
Pois não faço o bem que quero, mas  faço o mal que não quero. Assim, descubro a seguinte lei: Eu quero fazer o bem, mas o que está ao meu alcance é fazer o mal.
Ai de mim! Quem vai me libertar deste corpo de morte? Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor!

Jesus Cristo é a chave. Sem Ele, literalmente, NADA podemos fazer (Jo 15,5). E NADA é NADA. Nada de bom, nem é preciso dizer. Ou melhor, nada de bom em relação à nossa salvação. No entanto, “tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4,13). Sem Ele nada, com Ele e Nele, tudo.

Isso significa que devemos ficar parados esperando receber a força para agir de acordo com a vontade de Deus?

NÃO! Devemos pedir, implorar, implorar pela graça que nos transforma. Mas mesmo esse pedir, esse implorar e esse mendigar é obra de Deus, que nos faz querer e nos dá poder (Fl 2,13).

A oração é nossa força e sustento. Os sacramentos, alimento para nossa alma. Esse é o caminho.

Luis Fernando