Nossos conselhos quase sempre se concentram em nossos filhos, mas agora vou me concentrar em um membro muito importante da família, o pai.
Muitos pensam que seu trabalho se limita apenas a fornecer o necessário para o sustento da família, sem perceber que sua participação ativa e próxima é insubstituível. É por isso que aqui deixo 5 dicas para ser um pai próximo de seus filhos.
PRIMEIRO. COLOQUE SEUS INTERESSES EM PRIMEIRO LUGAR.
Devemos ter em mente que somos os modelos de nossos filhos e pai muito mais.
Portanto, temos de ter cuidado com as nossas atitudes e passatempos porque os nossos filhos estão sempre a observar-nos, por isso, se gosta de fumar e beber, certifique-se de que os seus filhos não o vêem a fazê-lo porque a mensagem que lhes está a dar é que está tudo bem.
SEGUNDO. JOGUE COM ELES.
Não tente comprar jogos caros para entretê-los, o ingrediente mais importante para ter o jogo perfeito é você.
Ensine-lhes o gosto por esportes e jogos ao ar livre. Ensine-os a se divertir de maneira saudável, assim como você ensina bons hábitos.
Na minha família já conseguimos. Você não sabe o prazer que me dá ver meu marido jogando futebol com meus filhos por horas e horas. Os laços entre eles ficaram realmente mais fortes.
TERCEIRO. PASSE O MAIOR TEMPO POSSÍVEL COM ELES.
Eu sei que, como pais, sua prioridade deve ser trabalhar para levar o sustento para casa, mas,da melhor maneira possível, quando chegar em casa, passe um tempo de qualidade com seus filhos.
É verdade que o que você mais quer é relaxar e descansar de tantos problemas que tem no trabalho, mas 10 minutos para ouvir como foi o seu dia é essencial.
Se puder, deite-se no sofá com eles e pergunte como foi o dia deles? que fizeram? Isso fará com que eles saibam que você está interessado nas coisas deles e também o ajudará a conhecer melhor seus filhos e detectar quaisquer problemas ou mudanças importantes.
Nos fins de semana, dê-lhes o máximo de tempo possível. O melhor presente que você pode dar aos seus filhos é o seu tempo.
Se você tiver uma chance, leia uma história para eles à noite. Isso lhes dá segurança.
QUARTO. DÊ MUITOS ABRAÇOS A ELES.
Os pais não devem ter medo de demonstrar afeto. As crianças precisam de contato físico e não só de nós mamães.
Quebre o gelo, abrace-os e beije-os. E se eles já estão na idade em que não gostam mais dessas coisas, com um abraço você pode transmitir todo o seu amor a eles.
QUINTO. CUIDE-SE.
Para dar-lhes qualidade de vida, também é preciso estar saudável e bem consigo mesmo.
Ninguém dá o que não tem. Por isso é muito importante que você dedique tempo para cuidar da sua saúde, cuidando da sua alimentação, fazendo exercícios, lendo e principalmente não se abusando durante o horário de trabalho. Lembre-se de que você não pode cuidar de seus filhos se estiver doente.
Os valores são ensinados em todos os momentos, mesmo quando você tira um tempo para si mesmo, então não hesite em fazê-lo, mas tome cuidado para que essa atividade não o absorva tanto que tire tempo de seus filhos. A piada é encontrar a média dourada.