Quarta-feira de cinzas 2022

quarta-feira de Cinzas: início da Quaresma
aqui

O mundo em geral, espera ansiosamente pelo carnaval: a festa do rei Momo… É tão importante, que para uns, o ano se divide, em duas partes: a que precede o carnaval e aquela que o segue. Ele é, geralmente, até bem organizado e ansiosamente esperado, mas debochadamente participado. Uns se vestem de mais (ricamente): com ostentação. Outros de menos: fazendo exposição… Falta o bom senso, ou o meio termo. Diversão, sim imoralidades, não.

Quaresma: tempo de reflexão, reconciliação e de oração, pois, nos é apresentado o drama da vida de Jesus Cristo, que luta e sofre. É traído e crucificado, mas que vence, ressuscitando, miraculosamente, porque é fiel ao Pai. Mostra a grandeza do amor de Deus, por nós, bem como, a maldade da injustiça e do pecado, em relação a Deus.

Jesus não fez show da vida, nem da fé, menos ainda do culto. Assumindo sua missão, tornou-se o servo sofredor, anunciado pelo profeta Isaías (Is42.1;43,10;52,13;53,11). Ninguém deve ser traído, muito menos o servo de Deus: Jesus Cristo, o maior benfeitor do homem. Portanto, amemos a Deus, com todo, coração, inteligência, vontade e forças.

Campanha da fraternidade. Tema: Fraternidade e Educação. Falta fraternidade, por que falta educação, falta esta, por que, falta responsabilidade ou melhor: o verdadeiro sentido da família. Não nascemos sabendo, mas aprendemos, aos poucos: a gatinhar, balbuciar palavras etc… Só depois, aprendemos a falar, amar, estudar, trabalhar e a conviver. Na vida, Deus sempre deve estar em primeiro lugar. Repito: sempre. Quem subtrai de Deus, também, passará, logo a roubar dos outros e do Estado. Para educar bem, não basta mandar os filhos para a escola, (é importante), mas é preciso acompanhá-los, na formação. Os pais são os primeiros educadores ou então deseducadores. As autoridades brasileiras infelizmente, penso eu, não investem o necessário na educação. Não basta oferecer computador, celular, ou entreter os educandos, com programas de TV. Aliás, há cada programa… É necessário educar, com amor, bons exemplos e testemunho. Boa campanha de fraternidade, principalmente, para as famílias.

O Papa Francisco, pediu aos homens de boa vontade, que a quarta-feira de cinzas, dia de jejum e abstinência, viesse a tornar-se, especialmente, dia de oração pela paz. De fato, esta é dom de Deus, mas também resultado de atitudes sensatas dos homens, mormente dos governantes. Rezemos então.

+Carmo João Rhoden,SCJ

Bispo Emérito de Taubaté-SPPresidente da Pró Saúde.