O mistério fascinante e inefável dos olhos do homem tem sido uma fonte inesgotável de inspiração para muitos artistas. Os cientistas continuam a descobrir mundos desconhecidos estudando-os. No entanto, alguns podem se perguntar por que devemos nos maravilhar com a aparência das pessoas. Gatos, cachorros, peixes também não têm olhos? Eles também olham para nós. Estamos tão acostumados a nos relacionar com o mundo através da visão que às vezes podemos esquecer o grande valor do olhar de uma pessoa.
O olhar do homem é capaz de contemplar
No olhar dos homens encontramos algo que vai além de receber ondas de luz, ordenando-as e formando imagens. Nele descobrimos um vestígio de que fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Podemos nos lembrar daquelas palavras quando Deus criou o mundo: “Ele viu o que havia feito e estava tudo bem”. A capacidade de contemplar é um dom que Deus deu apenas ao homem nesta terra. Um animal pode nos ver, mas nunca pode entender nosso olhar. Este dom nos assemelha, embora de forma distante, ao nosso Criador.
Somente o homem pode olhar e descobrir a beleza do mundo ao nosso redor. Ao olhar atentamente para uma paisagem, uma árvore, uma flor, encontra uma forma de elevar sua alma como expressão máxima dessa experiência, de comunicar à sociedade as experiências dessa contemplação através da arte em todos os seus diversos estilos.
O olhar do homem é capaz de amar
Basta um olhar do ser humano para entender que por trás desses olhos se esconde algo interior. Essa janela que nos permite ver a alma é um meio maravilhoso que temos para conhecer o fundo da pessoa. Vivemos isso desde a infância. O conjunto de olhares que vão da mãe para o filho recém-nascido não é superficial. Eles são necessários para a intercomunicação quando as palavras ainda não podem ser usadas. Apenas um deles expressa sentimentos, mostra o amor que existe entre eles.
Quantos jovens apaixonados podem passar horas em olhares, suspiros… “Olhos que não vêem, coração que não sente”, diz o ditado popular. Como é bela a linguagem do olhar quando é cristalina, transparente, diáfana. Ele sempre procura se relacionar com a pessoa amada, transmitir seus sentimentos em profundidade, extrair do coração os afetos mais inefáveis.
Podemos aprender com o poder do olhar amoroso de Cristo que, em muitos casos, foi a única coisa que comoveu o coração das pessoas. Havia tanto fogo de amor e tanta profundidade em seu olhar que não se podia resistir àquela torrente de caridade.
O olhar do homem é capaz de perdoar
Quando ofendemos alguém, é difícil para nós olhá-lo diretamente nos olhos. Nossos primeiros pais já vivenciaram isso, ao saber que haviam desobedecido a Deus, se esconderam de sua presença. Eles estavam com medo, seu olhar os traiu, os traiu. E foi o olhar de Deus que lhes devolveu a esperança de viver, o perdão, a reconciliação.
Quantos pais, sabendo que seus filhos falharam com eles, são capazes de ler em seus olhos se estão arrependidos. Basta um olhar de arrependimento para perdoá-los instantaneamente.
O mundo precisa, com nosso testemunho, recuperar o valor do olhar das pessoas. Poder descobrir nela a dor e a alegria, o sofrimento e a alegria, a busca do sentido da vida e a esperança que os homens anseiam. Ajude o homem a viver na terra, com os olhos no céu.
Laureano López