O que significa entrar na Quaresma?

quaresma origem e significado
aqui

Queridos irmãos e irmãs:

Na quarta-feira de cinzas, com o jejum e o rito das cinzas, entramos na Quaresma.

Mas o que significa “entrar na Quaresma”?

1. Significa iniciar um tempo de particular empenho no combate espiritual que nos opõe ao mal presente no mundo, em cada um de nós e ao nosso redor.

2. Significa encarar o mal face a face e se preparar para lutar contra seus efeitos, especialmente contra suas causas, até a causa última, que é Satanás.

3. Significa não descarregar o problema do mal nos outros, na sociedade ou em Deus, mas sim reconhecer as próprias responsabilidades e assumi-las conscientemente. Neste sentido, o convite de Jesus a cada um carregar a própria “cruz” e segui-lo com humildade e confiança ressoa com particular urgência entre os cristãos (cf. Mt 16, 24).
A “cruz”, por mais pesada que seja, não é sinônimo de infortúnio, um infortúnio a evitar ao máximo, mas uma oportunidade para seguir Jesus e assim ganhar força na luta contra o pecado e o mal.

4. Entrar na Quaresma significa, portanto, renovar a decisão pessoal e comunitária de enfrentar o mal juntamente com Cristo. A Cruz é o único caminho que conduz à vitória do amor sobre o ódio, da generosidade sobre o egoísmo, da paz sobre a violência.

Nesta perspectiva, a Quaresma é verdadeiramente uma ocasião de intenso empenho ascético e espiritual fundado na graça de Cristo.

Palavras pronunciadas por + Papa Bento XVI após a oração do Angelus mariano, domingo, 10 de fevereiro de 2008.