Quando você não encontrar solução para seus problemas, coloque-os nas mãos de Deus porque Ele cuida de tudo. É este realmente o significado da expressão entregar-se a Deus?
O ser humano facilmente cai no hipercontrole e às vezes acredita que tudo depende dele. Eles estão constantemente ocupados e, assim que atingem um objetivo, já pensam no próximo. Tal frenesi os leva a fixar o olhar na terra, esquecendo-se de Deus. Essa atitude norteia o comportamento de muitas pessoas, que vivem sem pensar que a qualquer momento Deus poderia dar uma ajudinha e desvendar as situações mais complexas.
Humildade e Abandono: A chave para enfrentar situações além do seu alcance.
É importante aprender a distinguir situações difíceis que você pode remediar daquelas que não dependem da sua intervenção. Esta segunda categoria exige mostrar humildade, para permitir que Deus reordene as coisas. O Evangelho de São Mateus relata algumas palavras de Jesus sobre o abandono a Deus ( Mt 6,27-34 ):
Quem entre vocês, por se preocupar, pode acrescentar um côvado à duração de sua vida? E em relação às roupas, por que se preocupar tanto? Observe como crescem os lírios do campo: não trabalham, não fiam. Agora eu lhes digo que o próprio Salomão, em toda a sua glória, não estava vestido como um deles.
Se Deus der essas roupas à grama do campo, que hoje está aí, e amanhã for jogada no fogo, não fará muito mais por você, homem de pouca fé? Então não se preocupe tanto; Não diga: “O que vamos comer?” ou: “O que vamos beber?” ou ainda: “Com o que devemos nos vestir?” Tudo isso os pagãos procuram. Mas seu Pai Celestial sabe que você precisa disso. Busque primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a você. Não se preocupe com o amanhã: o amanhã se preocupará consigo mesmo; Cada dia já tem problemas suficientes.
Aprenda a entregar-se a Deus
Às vezes é difícil acreditar nas palavras de Jesus. No entanto, se nos pede para aprendermos a confiar e a não nos preocuparmos com o futuro, por que não o compreendemos? Bastaria dizer de todo o coração ( Rm 5,5 ): E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.
Obviamente, todos enfrentam acontecimentos e vicissitudes inesperados, porque tanto os altos como os baixos fazem parte da vida, mas é assim que podemos aprender a confiar no Senhor. Em última análise, acredito que devemos confiar que a vontade de Deus se cumprirá e que Ele resolverá qualquer dificuldade quando a colocamos em Suas mãos. Ele ama todo homem e simplesmente quer o melhor para ele. Por isso, tenha fé e reze, porque “a esperança não decepciona”.