O que é um ato de contrição perfeito?

ato de contrição

ato de contrição perfeita é uma ação do penitente que é movido pelo amor de Deus a sofrer por seus pecados; quer dizer, que a pessoa se sente mal por ter pecado por ter ofendido Aquele que é Amor infinito com suas ações, conforme ensina o Catecismo da Igreja Católica. 

“É uma dor de alma e uma repulsa pelo pecado cometido, com a resolução de não pecar novamente”, como explica o Concílio de Trento: DS 1676.

Existem dois tipos de contrição

1.- Perfeita contrição ou caridade: É quando o penitente por amor a Deus, como explicado anteriormente, se sente ferido, machucado por seus pecados; isto é, quando a pessoa sente tristeza por ter falhado com Deus.

“Tal contrição perdoa as faltas veniais; obtém também o perdão dos pecados mortais, se compreender a firme resolução de recorrer o mais cedo possível à confissão sacramental ”. (Catecismo da Igreja Católica, 1452)

2.- Contrição ou desgaste imperfeito: É quando a pessoa se arrepende de ter pecado por medo do castigo, da condenação eterna; ou, para outras penalidades, como o inferno.

“Tal agitação de consciência pode ser o início de uma evolução interior que culmina, sob a ação da graça, na absolvição sacramental. Porém, por si só a contrição imperfeita não alcança o perdão dos pecados graves, mas está pronta para obtê-lo no sacramento da Penitência ”. (Catecismo da Igreja Católica, 1453).

CYNTHIA FABILA

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !