O dia de ação de graças

ação de graças

Para a maioria dos americanos, o Dia de Ação de Graças é um dia especial, no qual a unidade familiar é celebrada em primeiro lugar. Na verdade, as famílias se reúnem no Dia de Ação de Graças com mais frequência do que em qualquer outro feriado, incluindo o Natal, e de acordo com as estatísticas da loja, este é o dia em que mais alimentos são consumidos no país.

Mas para além destes aspectos tradicionais da reunião familiar e do grande jantar, existe também o sentido religioso desta festa, muito presente desde as suas origens. Segundo a tradição, os peregrinos celebraram o primeiro jantar de agradecimento em 1621, junto com um grupo de indígenas. O evento queria, em primeiro lugar, agradecer a Deus pela abundância de colheitas no novo mundo.

Com o passar dos anos, essa celebração se tornou um evento nacional, finalmente sancionado pelo próprio presidente George Washington. Hoje nós, católicos, celebramos o Dia de Ação de Graças não apenas como um feriado nacional, mas também como um feriado verdadeiramente católico.

Digo que é uma celebração verdadeiramente católica porque antes mesmo da “primeira” celebração do Dia de Ação de Graças em 1621 em solo norte-americano, em 30 de abril de 1598, no Texas, Don Juan de Oñate já havia declarado oficialmente um “Dia de Ação de Graças”, que era comemorado com o santo sacrifício da missa.

Oñate fez a coisa mais propriamente católica: celebrar a Eucaristia, palavra que vem do termo grego Eukaristein e que significa exatamente “agradecimento”. 

Com efeito, o Catecismo da Igreja Católica recorda-nos que «acreditar em Deus, o Único, e amá-lo com todo o nosso ser tem consequências imensas para toda a nossa vida» (CIC 222); e então acrescenta que isso implica, “viver em ação de graças: Se Deus é o Único, tudo o que somos e tudo o que possuímos vem dele: ‘O que tens que não recebeste?’ (1 Cor 4: 7) ‘Como posso retribuir ao Senhor todo o bem que ele me fez?’ ”(Salmo 116: 12) (Catecismo 224)

Por isso, embora o Dia de Ação de Graças não seja uma festa a se manter no calendário católico, o calendário litúrgico da Igreja nos Estados Unidos o celebra com a solenidade de duas leituras – uma do Antigo e outra do Novo Testamento. – e com uma leitura emblemática do Evangelho de Lucas: a passagem do “Magnificat” pronunciada pela Bem-aventurada Virgem Maria, na qual ela declara uma das mais belas e profundas ações de graças ao amor infinito de Deus: “a minha alma proclama o grandeza do Senhor, o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador, porque viu a humildade do seu servo… porque o Todo-Poderoso fez grandes obras por mim, e o seu nome é santo ”. (ver Lc 1: 41-55)

Embora a Virgem Maria o tenha vivido de maneira única e privilegiada, todos podemos dizer que em nossas vidas, em nossa família, nos Estados Unidos, podemos elevar nosso agradecimento a Deus porque ele nos deu mais do que imaginamos ou merecemos, simplesmente porque, como nossa Santa Mãe nos diz, Ele fez grandes obras por nós, e Seu nome é santo.

Por esta razão, os católicos não devem apenas celebrar o Dia de Ação de Graças com um profundo espírito de oração, gratidão e alegria, mas a celebração deste dia deve nos levar a lembrar que nossa vida como católicos é uma ação de graças constante, através de nossos atos da vida diária, que todos devem dar glória a Deus, e de modo especial através da celebração da Eucaristia, que como nos diz o Catecismo: “A Eucaristia é um sacrifício de ação de graças ao Pai, uma bênção pela qual a Igreja expressa o seu apreço a Deus por todos os seus benefícios, por tudo o que ele realizou por meio da criação, redenção e santificação. ‘Eucaristia’ significa, antes de tudo, ação de graças ”. (CCC 1360)

Neste fim de semana, começamos a temporada especial do Advento. Por meio dele nos preparamos para receber o dom supremo de Deus: seu próprio Filho, feito um de nós para reconciliar a humanidade.

Rezo de todo o coração à nossa Santa Mãe, a grande grata ao Senhor, que nos prepare com o coração cheio de gratidão pelos grandes mistérios do Natal.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !