Festividade de São Pedro e de São Paulo

são pedro e são paulo
Material para catequese
Material para catequese

Recordando-os, lembro momentos importantes destes apóstolos e de suas vidas. Um dia Jesus lhes perguntou: “quem sou eu para vos”? Pedro inspirado respondeu: Tu és o Cristo, o filho de Deus vivo. (Mt16,16) De Paulo, recordo a monumental cena do encontro dele, com o ressuscitado, que lhe perguntou: Saulo, Saulo, porquê tu me persegues? (At9,4). Comemorando-os, lembremo-nos, da vivência de nossa vocação cristã e de como estamos correspondendo.

É preciso sempre purificar mais e mais, o conceito que temos de Deus-Pai, de Jesus Cristo, do céu, da vocação. Questiono, então: quem é Ele (Cristo), para nós, hoje? Para mim, para você? Outrora, Jesus o perguntou, na bela Cesareia de Felipe aos apóstolos. (Mt16,16) Pedro, respondendo, fez então sua solene profissão de fé. Isso outrora. Hoje, Ele o pergunta a nós, homens e mulheres. Interessa-nos, não tanto, o onde, mas como Pedro, caminho fazendo, cresceu no conhecimento e amor a Jesus. Sofreu muito, nós o sabemos, para ser fiel na realização de sua missão. Mesmo falhando, cá ou lá, ele evoluiu, gigantescamente. Por isso, Jesus deixou bem claro, que reservava certa missão, especial para Pedro. Vejamo-lo.

1.1 Jesus quando o chamou, mudou logo o seu nome, de Simão para Pedro.

1.2 É sempre o primeiro na lista dos apóstolos.

1.3 Jesus orou, por ele, para que sua fé não desfalecesse, pois deveria confirmar na fé, os outros discípulos. (Lc22,31-32)

1.4 Em que barco, entrou Jesus, por ocasião da pesca milagrosa? No de Pedro. (Lc5,3) Isso não significa nada?

1.5 Jesus revelou ainda, que sobre esta pedra, (Pedro) edificaria Sua Igreja. (Mt16,17-19) Que pedra? A fé que Pedro professou em Jesus.

1.6 Após a Ascenção, foi Pedro, o primeiro a pregar em Pentecostes. (At2,14-42)

1.7 Também ele, por primeiro, dirigiu a palavra aos discípulos. (At1,15-16)

1.8 Realizou a primeira cura. (At3,11-26)

1.9 Quem falou no pórtico de Salomão? Pedro. (At3,11)

1.10 Quem proferiu a palavra definitiva no primeiro concílio da história? (o de Jerusalém!) (At15)

1.11 Cristo, já ressuscitado, lhe confiou o cuidado do rebanho todo, quando, perguntando a Pedro, indagou: “tu me amas mais do que estes”? Porque, Jesus o fez, por três vezes? Respondei-me vós. Como negar, a partir de tantas provas, de que Ele o faria o pastor dos pastores, confiando-lhe o primado? Pedro o entendeu muito bem, assumindo sua missão, imediatamente. Lutou pela unidade e fidelidade da Igreja. Pedro, hoje, se chama Francisco. Oremos por ele, como Jesus o fez, por Pedro, o primeiro Papa, uma vez, que há problemas, também hoje. De fato, não faltam tensões na Igreja de Cristo.

2° Paulo. É simplesmente admirável. De maior inimigo de Cristo, passou a ser o maior amigo. A experiência, às portas, de Damasco foi essencial, para sua guinada. Não sem razão, Lucas a narra, bem três vezes, nos Atos dos Apóstolos. A partir daquele momento, somente quis conhecer Jesus Cristo e este crucificado. (1Cor2,2) Para ele, viver era Cristo. (cf.Fl1,21) Combateu o bom combate, o da fé e da fidelidade. (cf.Tm4,7 Caiu no campo de batalha, mas invicto no discipulado. A Igreja lhe deve muitíssimo. Depois de Jesus, foi o maior missionário da história: sua obra evangelizadora é modelar. Referência para todos os tempos. Como, nos faltam, hoje, outros Paulos: Pedros e Paulos. Recordando-os, não nos cabe, apenas, admirá-los, mas principalmente, imitá-los, carregando diuturnamente nossas cruzes. O mundo atual, está sofrendo um processo de paganização, por isso, precisamos fazer nosso exame de consciência, pois, “mutatis mutandis”, a pós-modernidade perdeu, também, ela o sentido de Deus, da transcendência, dos valores e do pecado.

+ Dom Carmo João Rhoden – SCJ

Bispo Emérito de Taubaté –SP

Presidente da Pró Saúde.