A presença de Jesus na Eucaristia

Quanto tempo dura a presença de Cristo na Eucaristia?

presença de Jesus na eucaristia

Sabemos que no altar, no momento da consagração, a hóstia e o vinho se tornam Corpo e Sangue de Cristo. Mas quanto tempo sua presença permanece neles? Da mesma forma, quando o recebemos em comunhão , por quanto tempo Cristo permanece em nós? Vamos responder a essas perguntas.

Em cada pedaço da hóstia consagrada e em cada gota do vinho consagrado está Cristo completo , isto é, todo o seu Corpo, seu Sangue, alma e divindade. Portanto, cada vez que comungamos, recebemos o mesmo Cristo vivo e ressuscitado . Isto é confirmado pelo Catecismo da Igreja Católica quando diz: “ No Santíssimo Sacramento da Eucaristia estão “verdadeira, real e substancialmente contidos o Corpo e o Sangue juntamente com a alma e a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo e, consequentemente, , Cristo inteiro” (1374).

De tal modo que ao dividir a Hóstia consagrada não é que Cristo seja dividido, pois mesmo na menor partícula da Hóstia está Cristo com todo o seu Corpo e Sangue. O mesmo ao receber o vinho no cálice, não é só o Sangue de Cristo, mas é o Senhor em toda a sua pessoa divina. “ Cristo está presente inteiro em cada uma das espécies e inteiro em cada uma de suas partes, para que o partir do pão não divida Cristo” (CIC 1377).

Agora, a presença real de Cristo na Eucaristia permanece desde a consagração do pão e do vinho, até as últimas espécies que serviram para sua oferenda. Ou seja, quando as espécies do pão e do vinho são alteradas pelo tempo ou se dissolvem pelo estômago, a presença física de Jesus deixa de existir.

Pode-se dizer que a presença física de Jesus dentro de nós dura aproximadamente entre 10 e 15 minutos. O fato de ele não estar mais em sua presença real e verdadeira não significa que Cristo nos abandone. Ele ainda está presente em nossa alma, habita em nós, em união com o Pai, o Filho e o Espírito Santo de forma real.

Ao reconhecer que é Cristo em corpo e alma que recebemos, é necessário que também preparemos nosso corpo, pois não é um alimento comum. Portanto, por respeito à sua presença em nós, o Código de Direito Canônico nos diz como devemos nos preparar: comunhão, exceto água e remédios” (919). Da mesma forma, não devemos comer nenhum alimento imediatamente após receber a Comunhão, até que tenha passado um tempo razoável para que a Hóstia se dissolva completamente em nosso corpo.

Como é triste ver tantos que depois de receberem o Senhor ficam como se tivessem recebido um simples pedaço de pão. Assumamos o compromisso de viver com piedade e cuidado esse momento de comunhão. Deleitemo-nos em comê-lo, falemos com Ele de coração.

Quando comungamos com o Senhor nos tornamos tabernáculos vivos, dentro de nós está o próprio céu; portanto, devemos aproveitar esse momento especial para adorar e conversar com aquele que nos ama e que decidiu viver em você e em mim. A presença de Cristo na Eucaristia permanece para sempre, por toda a eternidade. Cuide da sua graça e não se prive deste alimento que dá a vida eterna!

 Daniel Alberto Robles Macías 

Histórinhas para Catequese!

Faça uma doação de qualquer valor e tenha acesso ao site missacomcriancas.com.br . São centenas de historinhas para teatros que podem ser usadas na missa ou encontros de catequese.

DOAR PELO MERCADO PAGO - VALOR R$ 10,00 : Clique aqui

DOAR PELO MERCADO PAGO - VALOR R$ 20,00 : Clique aqui

DOAR PELO MERCADO PAGO - VALOR R$ 50,00 : Clique aqui

Ou FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Para ter o acesso só me chamar no WhatsApp 19 987634283
Deus te abençoe !