Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

“O Santíssimo Sacramento é fogo que nos inflama de modo que, retirando-o do altar, espargimos tais chamas de amor que nos tornam terríveis ao inferno.” (São Gregório Nazianzeno)

276
Corpus Christi
Corpus Christi

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, popularmente conhecida como Corpus Christi, tem como finalidade celebrar solenemente o Mistério da Eucaristia. Esta belíssima festa foi instituída pelo Papa Urbano IV, em 08 de setembro de 1264, através da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”, onde além da instituição da data, concede-se a indulgência plenária a todas as pessoas que participam desta Solenidade.

Por meio da Eucarística que nossa fé é validada e concretiza, pois o Jesus Cristo faz-se presente, verdadeiramente, no meio de nós como o alimento salvífico, pois “a Eucaristia dá-nos uma grande inclinação para a virtude, uma grande paz e torna mais fácil o caminho para a santificação” (São João Crisóstomo).

É este mesmo Corpo e Sangue que repara nossas falhas e nos purifica de todos os pecados, pois “o Sangue de Cristo, purificará a nossa consciência das obras mortas, para servirmos ao Deus vivo, pois, em virtude do espírito eterno, Cristo se ofereceu a si mesmo a Deus como vítima sem mancha” (cf. Hb 9,14).

Ora, a Solenidade de Corpus Christi enfatiza onde buscar o Verdadeiro Tesouro para a alma: Jesus Cristo transubstanciado na Eucaristia. Enfim, “esforçai-vos, portanto, por vos reunir mais frequentemente, para celebrar a Eucaristia de Deus e o seu louvor. Pois quando realizais frequentes reuniões, são aniquiladas as forças de Satanás e se desfaz seu malefício por vossa união na fé. Nada há melhor do que a paz, pela qual cessa a guerra das potências celestes e terrestres.” (Santo Inácio de Antioquia – Carta aos Efésios).

Saudações em Cristo!

Dom Eurico dos Santos Veloso

Arcebispo Emérito de Juiz de Fora, MG