Qual significado da palavra Amém?

Dizemos muito Amém! mas... você sabe o que significa?

significado da palavra amem

A palavra “amém” é encontrada pela primeira vez no primeiro livro de Crônicas:

Louvado seja o Senhor porque ele é bom. Porque sua misericórdia é eterna. Dize: Salva-nos, Senhor nosso Deus, e reúne-nos dentre as nações, para celebrar o teu santo nome e ter a nossa glória em te louvar. Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, para todo o sempre: Diga todo o povo: Amém. Aleluia. Todas as pessoas responderam “amém” e louvaram a Yahweh. (1 Crônica 16, 34-36)

Fiquei curioso recentemente para contar as vezes que usamos a palavra “amém” seja em nossa linguagem com Deus ou em nossas orações que sempre terminam com essa palavra antiga. Percebi que muitas vezes a usamos, mas o que significa? De onde vem? Quando dizer?…

Amém é uma palavra aramaica, da língua que Jesus falava, e significa força, firmeza, solidez, estabilidade, duração, credibilidade, fidelidade, total segurança… E geralmente é traduzida como “ASSIM SEJA”.

Nos tempos bíblicos, quando o aramaico era falado, se uma pessoa dissesse “amém” significava que ele estava falando sério. Era quase um juramento .

Desde a infância fomos ensinados que quando terminamos uma oração dizemos amém, ao fazê-lo estamos pedindo a Deus que o que essa oração diz e implica se torne uma realidade em todos os aspectos de nossa vida.

Mas não é tão simples assim, devemos estar atentos ao que estamos dizendo quando repetimos tanto . Dizer Amém implica um grande compromisso, é fazer uma profissão de fé, é dizer sim a Deus, é concordar com tudo o que Ele nos diz, é repetir sem cessar que vamos ser fiéis, é assegurar a nossa esperança.

É triste que no momento de rezar seja como se estivéssemos conversando com alguém e quando terminamos não é mais necessário continuar com essa conversa, porque já dissemos amém.


Lembre-se que não é necessário estar na igreja de joelhos para conversar com o Senhor, podemos fazê-lo durante o dia em nossas tarefas diárias. O Amém é apenas o “assim seja” e não a dispensa ou deixar de fazer o que estava fazendo, principalmente quando oramos.

“De fato, todas as promessas de Deus encontram seu “sim” em Jesus, para que por meio dele digamos “amém” a Deus, para sua glória”. (2Cor 1,20)

– Para você que lê esta pequena reflexão: “Deus te abençoe”… Acho que você responderá com “Amém”


Nota do editor: Devo acrescentar que o uso do “amém” deve ser exclusivo para momentos de oração, o uso e abuso que é dado a ele nas redes sociais, apenas para indicar que concordamos ou gostamos de algo, é errado usá-lo, ao fazê-lo não damos a Glória a Deus a que se refere São Paulo, pelo contrário estamos desvalorizando aquela fé que afirmamos professar.

Andrés Loya

Histórinhas para Catequese!

Faça uma doação de qualquer valor e tenha acesso ao site missacomcriancas.com.br . São centenas de historinhas para teatros que podem ser usadas na missa ou encontros de catequese.

DOAR PELO MERCADO PAGO - VALOR R$ 10,00 : Clique aqui

DOAR PELO MERCADO PAGO - VALOR R$ 20,00 : Clique aqui

DOAR PELO MERCADO PAGO - VALOR R$ 50,00 : Clique aqui

Ou FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Para ter o acesso só me chamar no WhatsApp 19 987634283
Deus te abençoe !