1. Passos importantes da catequese catecumenal

498
PROJETO DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ COM INSPIRAÇÃO CATECUMENAL

PROJETO DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ DA CATEQUESE COM INSPIRAÇÃO CATECUMENAL – O CATECUMENATO

Antes de tudo, é preciso tomar consciência do processo; em seguida, fazer todos os membros, grupos, movimentos, pastorais e a assembleia litúrgica conhecer, compreender e ajudar a construir o processo. Não há que se ter muita pressa, mas há que se ter sempre empenho para que o Projeto da Iniciação à Vida Cristã se torne realidade na paróquia. É uma proposta ousada!

A Coordenação Diocesana de Catequese e o bispo diocesano traçaram os critérios para os conteúdos, conforme a realidade de nossa Diocese. Quanto à metodologia catequética, temos dois métodos muito em voga na atualidade e bem recomendados pelos nossos bispos: a Leitura Orante da Bíblia (Lectio Divina); e o Método de Interação Fé e Vida (ver, iluminar, agir, celebrar, avaliar) que já é o método usado pela catequese. Esses métodos podem ser adequados aos conteúdos que as paróquias possuem.

Podemos aplicar o mesmo proceder à Pré-Eucaristia (Batismo, Eucaristia – em todas as suas etapas – e a Crisma). Mas, o método e os conteúdos apresentados devem seguir sua metodologia própria conforme cada idade, situação, realidade, contexto, de acordo com o que nos orienta o Documento 107 da CNBB sobre a Iniciação à Vida Cristã.

DIOCESE DE COLATINA