ITINERÁRIO CATEQUÉTICO: Vivência Missionária
Mística
O discípulo de Jesus é alguém que persevera na sua resposta positiva ao projeto de Deus. “É na perseverança que o discípulo de Jesus Cristo descobre e realiza a vontade de Deus” (Hb 10, 36).
Inspirações
No Quarto Itinerário Catequético, a Vivência Missionária do processo catequético será a catequese de educação da fé realizada com adolescentes após a Primeira Eucaristia até a idade adequada para iniciar a catequese crismal.
Neste tempo do processo catequético, não se visa a preparar para Sacramentos, mas para aprofundar a vida em comunidade, despertando e formando para a ação evangelizadora.
A adolescência é considerada a fase da identidade. É o momento da vida em que a pessoa busca identificar-se com tudo aquilo que está no seu ser interior. É um processo de movimentação em busca de uma identidade própria.
A Catequese com Adolescentes deve levar em consideração todas essas transformações e descobertas. “O catequista precisa estar preparado (a) para auxiliar o bom desenvolvimento da personalidade de seus catequizandos, garantindo-lhes a descoberta dos valores cristãos fundamentais para toda a sua vida” (Crescer em Comunhão, Vol. IV, p. 9).
“O compromisso dos catequistas é ajudar o adolescente a descobrir o seu mundo interior à luz dos valores do Evangelho” (Ecoando, nº 10, p.19).
Levando em consideração que o adolescente gosta de viver em grupo, a Catequese com Adolescentes deve buscar canalizar essa energia e incentivar a vivência comunitária através do lazer, das orações, celebrações comunitárias, estudo de temas de interesse dos próprios adolescentes, projetos sociais etc.
O trabalho da catequese com adolescentes terá duração de, no mínimo, 01 (um) a 02 (dois) anos, conforme a realidade de cada local, perdurando até o início do Quinto Itinerário, “Missão”.
Cada grupo poderá receber o nome de um (a) santo (a) da história da Igreja, ou outro que os catequizandos acharem interessante sempre à luz do Evangelho.
Sétima Fase: Vivência Missionária 172 Duração: 40 (quarenta) encontros.
- Objetivo: Vivenciar, na prática cotidiana, a proposta de Jesus Cristo assumida durante o processo catequético deste itinerário.
- Indicações metodológicas:
- Leitura Orante semanal da Palavra de Deus (Projeto Lectionautas);
- Participação em grupos de perseverança;
- Inserção em propostas missionárias e serviços comunitários (adaptadas aos adolescentes);
- Realização de encontros/ retiros;
- Utilização da mídia virtual para evangelizar;
Envolvimento na vida missionária da comunidade, como participação na Infância e Adolescência Missionária (IAM) ou outro trabalho de visitação às famílias e momentos de espiritualidade. Integração com a Pastoral Vocacional.
DIOCESE DE COLATINA