Realização
O processo catequético, nesta fase de Iluminação, é como um grande retiro Quaresmal, cujos grandes objetivos são a maturação das decisões e o exame de tudo aquilo que se opõe à vida cristã, bem como a entrega dos grandes documentos da fé. Começa com o Rito da Eleição ou inscrição dos nomes dos não batizados que se celebra preferencialmente no Primeiro Domingo da Quaresma, chegando ao ponto culminante na Vigília Pascal.
O candidato é admitido na fé da Igreja e passa a ser ele mesmo a Igreja Viva junto com todos os outros membros da comunidade. Esta é a última etapa proposta pelo itinerário do RICA. Após a celebração dos sacramentos, é a comunidade que age naqueles que foram sacramentados, inicia-se o período da Iluminação e Purificação, que nada mais é senão os membros de todas as pastorais sentirem-se como que mães e pais dos novos filhos da Igreja que os 34
acompanham para que amadureçam e se tornem também verdadeiros discípulos missionários de Jesus Cristo.
- Objetivo: Agradecer o caminho feito em vista da preparação imediata para a iniciação à vida eucarística (e batismal quando houver) e possibilitar de maneira progressiva a mudança de vida das crianças iluminadas pelas ações de Jesus.
- Passos:
- Realização das etapas do RICA para as crianças em idade de catequese;
- Celebração de admissão ao sacramento (Cf. RICA, n. 133-150) adaptada às crianças;
- Participação na Celebração da Palavra na comunidade de fé;
- Testemunho pessoal da criança (cartas para Deus, formulações de orações etc.). Esse último passo será realizado nos encontros catequéticos.
- Eixos temáticos:
- Quaresma e Campanha da Fraternidade;
- Jesus é água que sacia a sede (Jo 4,5-26. 39-42);
- Jesus é luz que ilumina nosso caminho (Jo 9,1-12.26-38);
- Jesus é vida que vence a morte (Jo 11,17-27.43-45).
DIOCESE DE COLATINA