Em Deus encontramos a força para persistir e a razão para manter acesa a chama da esperança. A oração é o nosso elo com Ele, através dela entregamos nossos anseios e encontramos a paz.
Quem se desespera, não reza, porque, no desespero, nem de Deus a pessoa espera alguma coisa. Quando alguém perde a esperança, ela perde a fé e o amor. A fé em Deus faz a pessoa ter esperança e, quando não há fé, é o amor que a faz esperar.
A fé é a força que nos impulsiona a clamar a Deus, especialmente quando a esperança parece distante. Se tropeçarmos no caminho, que o Espírito Santo seja nosso guia, reacendendo a chama da fé em nossos corações. Que possamos identificar e afastar tudo aquilo que nos afasta do amor de Deus, encontrando n’Ele a força para superar as dificuldades.
Vamos romper com tudo que entristece o Espírito Santo e que nos afasta do Pai. Essa é a oração de quem tem esperança nEle, de quem sofre, mas não se desespera.
Veja que o salmista começa dizendo: “Ensina-me o teu caminho, Senhor, e caminharei segundo a tua verdade”. Somente no versículo 17, ele pede a Deus um sinal da Sua benevolência. Às vezes, nós fazemos o contrário, nós pedimos primeiro o sinal para depois pedirmos a direção do caminho certo. Mas, até na maneira de pedir, essa Palavra nos ensina.
Buscando o Caminho com Esperança
Nós devemos começar a oração pedindo ao Senhor que nos mostre o caminho que Ele quer. É Ele quem acende a luz das nossas buscas e se põe ao nosso lado nesse caminho.
Por isso diga: Senhor, mostra-me Seu caminho para o dia de hoje, para que eu possa seguir na Sua verdade. Não quero me iludir com as minhas escolhas. Dá-me a Sua graça e mostra-me o que eu devo fazer. Ilumina o meu dia.
É claro que devemos fazer tudo com amor, mas peçamos a Deus que passe à nossa frente em todas as situações para nos mostrar como agir. Quem toma as suas decisões, tendo esperança e unido a Deus, sempre tem resultados diferentes e positivos. Quando o Senhor está conosco, Ele nos protege em todos os momentos.
Tomemos posse desta Palavra em nosso favor e peçamos a Deus que nos mostre o caminho e tire de nós todo medo para que nos coloquemos reverentes diante d’Ele. “Senhor, faça com que o nosso coração tema só o Seu nome, pois se tementes somente a Ti não teremos medo de mais nada. Conserva íntegro o meu coração no temor do Teu nome. Eu Lhe agradeço de todo o coração, meu Deus, vou dar glória ao Teu nome para sempre, pois é grande o Teu amor para comigo. Tu me tiraste das profundezas da morte.
Confiança e Segurança em Meio às Tempestades
Se nós soubéssemos como é grande o amor que Deus tem por nós, não temeríamos nem o inferno. Quem faz essa experiência e tem amor e temor por Ele, não teme nada nessa vida.
Tudo que você precisa saber, no dia de hoje, é que Deus o ama. Sabendo disso, você terá a certeza de que Ele não vai deixá-lo em nenhum momento. Como fica forte quem tem a segurança de ser amado, principalmente por Deus!
Diga ao Senhor: Como é grande o Teu amor para comigo, Senhor.
A sua vida só muda quando você reconhece essa verdade. Veja como Ele o ama e está no controle da sua vida. Às vezes, parece que Ele adormece, mas se Ele está em sua vida, pode vir qualquer tempestade que você não perecerá. Confie, acredite no amor que Ele tem por você.
O Amor Inabalável de Deus
Tu, porém, Senhor, Deus de piedade e compaixão, lento para a cólera, cheio de amor e fidelidade. O Senhor é lento e nos deixa nas consequências das nossas escolhas. Ele tem paciência conosco, e Seu castigo só vem quando não dá mais para acompanhar as coisas erradas que fazemos. Mas quando vemos que estamos na escuridão, sem a Sua proteção e decidimos voltar, Ele nos socorre imediatamente, porque é rico de amor e fidelidade.
Esta oração parece que foi feita antes do problema realmente acontecer. É que a fé antecipa as graças de Deus. Quando você reza, mesmo que não veja o cumprimento do pedido, no seu coração Deus coloca a esperança e a certeza de que vai acontecer e você agradece como se já tivesse recebido a graça pedida.
Abre este dia pra mim, meu Deus, e me leva de acordo com a Tua vontade. Tira de mim todo medo e eu Lhe darei graças, de todo meu coração, porque reconheço o Teu amor para comigo. Que, nesta manhã, o Senhor me reerga do mais profundo dos infernos, ainda que tenham aqueles que se ponham contra mim para tentar contra a minha vida. É em Ti, Senhor de piedade, que coloco minha confiança. O Senhor, que é lento para me deixar abandonado na escolha ruim, mas é rápido na hora de manifestar Seu amor e fidelidade, volta-Te para mim e tem misericórdia! Bendito seja, Senhor, porque me socorre e me consola nesse momento de oração.
Márcio Mendes
Membro da Comunidade Canção Nova