É um dogma que se formula assim: “A Imaculada Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, tendo completado o curso de sua vida terrena, foi assunta em corpo e alma à glória do céu”. (Constituição Munificentisimus Deus)
A Assunção não está expressamente na Bíblia, mas é necessariamente deduzida da Bíblia. Lembremos que a Bíblia deve ser lida como um todo
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, argumentar, corrigir e educar na justiça; assim o homem de Deus se acha perfeito e preparado para toda boa obra, 2 Tm 3, 16-17.
Ou então acabaremos fazendo a Bíblia dizer o que ela não diz. É por isso que devemos seguir as orientações fornecidas pela Igreja
Mas, acima de tudo, tenha em mente que nenhuma profecia da Escritura pode ser interpretada por conta própria; porque nenhuma profecia jamais veio por vontade humana, mas homens movidos pelo Espírito Santo, falaram da parte de Deus, 2 Pe 1, 20-21.
Mas se eu tomar tempo, para que você saiba como se portar na casa de Deus, que é a Igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade.1 Tm 3,15,
Igreja que recebeu de Cristo a graça de ensinar com autoridade (“Quem vos ouve, a mim me ouve; quem vos rejeita, a mim me rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou” , Lc 10, 16).
Vamos primeiro entender que “assunção” não é o mesmo que “ascensão”. A “ascensão” é o fato de ascender sozinho ao céu como Jesus (Lc 1, 3-11). “Assunção” é ser levado ao céu pelo próprio Deus ou pelos anjos.
1. A Assunção do povo é bíblica?
As pessoas podem ser assumidas ao céu como Maria. Foi antes do caso de Enoque
Ele sempre seguiu os caminhos de Deus, e depois desapareceu porque Deus o levou embora, Gn 5, 24
ou Elias
E enquanto eles conversavam pelo caminho, uma carruagem de fogo, com cavalos também de fogo, os separou um do outro, e Elias subiu ao céu em um redemoinho. Vendo isso, Eliseu gritou: “Meu pai! Meu pai! A carruagem de Israel e sua cavalaria!” E quando ele não o viu mais, pegou suas roupas e as rasgou em dois pedaços, 2 Reis 2, 11-12.
Alguém dirá que com Jesus as portas do céu se abrem, porque todos deveriam ter esperado a sua chegada, mas esquecem que os desígnios de Deus não estão ao alcance dos homens.
Grandes e indizíveis são os vossos juízos, por isso se extraviaram as almas ignorantes, Sab 17, 1;
Oh abismo de riqueza, sabedoria e ciência de Deus! Quão insondáveis são Seus desígnios e insondáveis Seus caminhos! , Rm 11, 33.
É assim que a Bíblia o confirma:
Yahweh fez Elias subir ao céu em um redemoinho… 2 Reis 2, 1
2. Por que as pessoas foram levadas para o céu?
Pela fé e por ter agradado a Deus durante toda a sua vida (“Enoque andava com Deus…” diz Gn 5:22). São Paulo diz para entendermos o caso de Enoque:
Por causa de sua fé, Enoque também foi transferido para o céu em vez de morrer, e os homens não o viram novamente, porque Deus o havia levado embora. Antes de ser arrebatado ao céu, somos informados de que ele havia agradado a Deus; mas sem fé é impossível agradá-lo, porque ninguém se aproxima de Deus se primeiro não acredita que ele existe e que recompensa os que o buscam, Hb 11, 5-6.
Foi o que aconteceu com Maria? Foi, e em maior grau.
3. Ninguém como Maria em questões de fé e de agradar a Deus.
“Cheia de graça” diz o anjo Gabriel (Lc 1, 28), que também lhe diz que Deus está com ela (a frase maravilhosa de Lc 1, 28 é “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”). ; Enoque andou com Deus, mas Deus estava com Maria. O próprio Deus, por meio de sua mensageira, a declara permanentemente cheia de graça porque encontrou o favor de Deus (Lc 1, 30) e Maria cumpre totalmente e incondicionalmente a vontade do Altíssimo (Lc 1, 38). Tal é o estado de Maria, que -antes da paixão de Jesus Cristo- pode declarar que Deus a salvou e todas as gerações a chamarão bem-aventurada (Lc 1, 48). Assim sendo, é um caso como o de Enoque no mais alto grau, pois ele merecia ser a Mãe de Nosso Senhor (“… você encontrou o favor de Deus”, diz o anjo).
Temos claro então que Maria agrada a Deus e é modelo de Fé, em sentido tão esplêndido que já está salva antes da paixão de Nosso Senhor.
4. Em Maria se cumprem as promessas do Senhor.
Jesus disse aos saduceus:
Pois, quando ressuscitarem dos mortos, os homens e as mulheres não se casarão mais, mas estarão no céu como os anjos, Mc 12, 25.
São Paulo diz
Mas para nós há um só Deus, o Pai: tudo vem dele e nós para ele vamos, 1 Cor 8, 6
E em outro lugar:
Temos a nossa pátria no céu, e de lá esperamos o Salvador que tanto desejamos, Cristo Jesus, o Senhor, Fp 3, 20
Isso é uma promessa. Quando Maria visita sua prima Santa Isabel, ela -cheia do Espírito Santo- declara
Bem-aventurados vocês por terem acreditado que as promessas do Senhor seriam cumpridas!, Lc 1, 45.
Jesus lembra aos apóstolos que está preparando um lar para eles na casa do Pai:
Não se perturbe; acredite em Deus e também acredite em mim. Na casa de meu Pai há muitos cômodos. Caso contrário, eu não teria dito a você que vou preparar um lugar para você. E depois que eu for e preparar um lugar para você, voltarei para levá-lo comigo, para que onde eu estiver, você também esteja. Para ir para onde eu vou, já conheceis o caminho, Jo 14, 1-4.
Temos então diante de nós a promessa da Ressurreição. Deus já havia salvado Maria, nada restava a não ser ressuscitar imediatamente no final de sua vida. «A Assunção da Santíssima Virgem constitui uma participação única na ressurreição do seu Filho e uma antecipação da ressurreição dos outros cristãos» (Catecismo, n. 966).
Maria nos precedeu no céu e sempre nos precederá, como mãe do rei que se senta ao lado do trono (Sl 45(44), 7-10).
Assim, o dogma da Assunção de Maria é totalmente bíblico.
5. Maria é a Nova Arca da Aliança, que deveria subir ao céu.
O Senhor deveria entrar no descanso, e com Ele a arca:
Levanta-te, Senhor, e vem ao teu repouso, tu e a Arca da tua força!, Sl 132,8
Que Maria é a Nova Arca decorre de Apocalipse 11, 19 e do texto subseqüente. São João diz que o Santuário de Deus no céu foi aberto e ele viu a Arca da Aliança. E o que exatamente San Juan vê? A mulher vestida de sol, Maria.
Um grande sinal apareceu no céu: uma mulher vestida de sol, com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça, Ap 12, 1
João vê Maria no céu. Como a Bíblia nos diz que ela é a nova arca da aliança? Observe o que Davi disse quando descobriu que a Arca estava a caminho de sua casa:
Naquele dia David sentiu um verdadeiro medo por Yavé e disse a si mesmo: “E a Arca de Yavé vai entrar em minha casa?”, 2 Sam 6, 9
Quando Maria vai visitar Isabel, ela -cheia do Espírito Santo- pergunta em voz alta:
Como mereço que a mãe do meu Senhor venha a mim?, Lc 1. 43
Assim como Davi pulou de alegria diante da Arca (2 Sm 6, 14), João Batista o fez no ventre de sua mãe quando Maria chegou (Lc 1, 44). A Arca, depois do episódio de Davi, permaneceu no local por três meses (2 Sam 6, 11), o mesmo tempo que Maria ficou na casa de Isabel (Lc 1, 56).
6. Como sabemos que de fato Maria foi assunta ao céu?
Pela tradição da Igreja desde os primórdios do cristianismo. As tradições da Igreja são verificadas contra a Sagrada Escritura, e neste caso da Assunção já sabemos que é uma consequência necessária da Bíblia.
Que as tradições da Igreja devem ser seguidas é um mandato bíblico:
Portanto, irmãos, permaneçam firmes e guardem fielmente as tradições que lhes ensinamos de boca em boca ou por carta, 2 Ts 2, 15.
Eu vos louvo porque vocês são fiéis a mim em tudo e guardam as tradições assim como as transmiti. para você, 1 Cor 11, 2
Veja também Hch 28, 17. Isso obviamente contradiz a tese típica de irmãos separados de que a Bíblia é a única fonte sobre as questões de Deus, uma tese que não tem fundamento bíblico.