Fim de ano, hora de ver a misericórdia de Deus em nossa família

fim de ano

O ano está acabando e isso nos dá a oportunidade de colocar os olhos em todos que aconteceram no ano, tanto pessoalmente quanto em família.

Apesar de este ano ter trazido grandes provações e momentos de tristeza, são estes tempos que nos fazem ver a misericórdia de Deus por nós e que nos permite sentir o seu amor e desfrutar dele.

É bom que aprendamos a reconhecer o que Deus faz conosco pessoalmente e na família. E isso temos que fazer com nossos filhos também, então deixo aqui minhas 5 dicas para que possamos fazer um balanço do nosso ano e possamos reconhecer a misericórdia de Deus nele.

PRIMEIRO. Reserve um tempo para refletir sobre o que vivemos neste ano.

É importante que nos dediquemos realmente a dar a conhecer os acontecimentos ocorridos este ano e assim situar no tempo e no espaço o que foi da nossa vida, tanto pessoal como familiar.

Às vezes acontecem coisas que são mais importantes para alguns dos meus familiares do que para outros, por isso devemos fazer esta reflexão pessoalmente e em família.

Ainda estamos pontuais e, por favor, não tenha medo de nos confrontar com os acontecimentos vividos, sejam eles quais forem.

SEGUNDO. Faça uma lista pessoal e familiar.

Já que refletimos, agora é o momento de colocá-los clara e concretamente em uma lista dupla, ou seja, de um lado os acontecimentos bons e de outro os dolorosos ou difíceis.

Os primeiros servem para nos agradecer e os segundos para oferecer e como uma oportunidade de melhoria.

Nossos filhos pequenos podem fazer essa lista com fotos, mas é bom que desde cedo os acostumemos a esse processo para que possam fazê-lo naturalmente mais tarde.

Se fizermos esta lista diante do Santíssimo Sacramento ou diante do altar da família, é muito melhor porque o faremos sob o olhar amoroso da Santíssima Virgem e de Nosso Amado Jesus.

TERCEIRO. Aprecie tudo de positivo.

Ao perceber todas as bênçãos que Deus nos deu, podemos agradecê-los e nos sentir muito amados por ele.

Isso deve nos dar força e coragem para seguir em frente no próximo ano.

Nem sempre é tão fácil ver o positivo para que possamos discernir juntos porque o que aconteceu é bom e nos traz uma bênção de Deus, nem sempre nossos filhos sabem fazer ou estão tão acostumados a discernir. Lembre-se de que educamos pelo exemplo.

QUARTO. Ofereça tudo isso a Deus na missa de ano novo.

Com o negativo ou doloroso da lista, você tem que fazer um processo de cura interna à pessoa e pedir perdão a quem for necessário e assim poder oferecê-lo a Deus com Amor.

Este processo pode ser um pouco mais longo que o anterior e pode trazer um pouco de dor para a alma, mas deve ser feito à luz do Espírito Santo para que possa preservar a paz em nossos corações.

Se nos habituamos a oferecer tudo o que nos acontece, ajudamos muitas outras pessoas a receberem abundantes frutos para a sua salvação pelos méritos dos nossos sofrimentos oferecidos com Amor a Deus.

E um excelente membro está na missa de final de ano, por isso vamos deixar aos pés de Jesus tudo o que fizemos este ano e que não nos permite chegar mais perto Dele.

E QUINTO. Faça resoluções para melhorar o que for necessário.

Agora é hora de fazer planos e resoluções para o próximo ano, mas sempre com base em melhorar o que falhamos neste ano.

Podemos fazer uma lista das coisas que queremos fazer ou melhorar e definir um intervalo de tempo que deve ser firme, mas flexível.

Se temos ações concretas, é hora de colocá-las em prática e, de preferência, que sejam mensuráveis ​​para conhecer nosso progresso.

Podemos também levá-los à missa de início de ano e oferecê-los a Deus para nos ajudar e nos iluminar para realizá-los, sempre de acordo com a sua vontade divina.

Rezo a Deus para que este ano que se inicia seja um ano cheio do Amor de Deus e que estejamos sempre sob o seu olhar.

Que o Senhor o abençoe e proteja, faça brilhar seu rosto sobre você e lhe conceda seu favor. Que o Senhor olhe para você com bondade e lhe conceda paz.

E que a Bem-Aventurada Virgem Maria vos cubra com o seu manto de Amor.

Por: Silvia del Valle

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !